143 views 5 mins

Economia 04 a 06/06/2016

em Economia
sexta-feira, 03 de junho de 2016

Preço do leite acumula alta de 13,08% em 2016

A recomendação é para os consumidores pesquisarem os preços do leite nos pontos de venda.

O consumidor que acompanha de perto o preço na gôndola dos supermercados tem percebido que o leite é um dos produtos com a maior elevação ao longo dos últimos meses

Em abril, a variação foi de 5,23%; em 12 meses, a alta é de 18,90% e, no acumulado do ano (de janeiro a abril), a alta é de 13,08%. O principal fator para a elevação do preço do produto é o período de entressafra, quando produção do leite é reduzida. Com isso, a oferta e a disponibilidade do produto no mercado diminuem e provocam o aumento do preço.
Outro fator que vem impactando é a opção de alguns produtores de migrar para pecuária de corte, decisão que também reduz a oferta no mercado. O impacto desta menor oferta de leite é a elevação do preço pago pelos laticínios e o consequente aumento no preço pago pelos supermercados e em última instância pelos consumidores. “Toda a cadeia de produção do leite sofre com a entressafra neste período, sendo impactada com a elevação dos preços”, enfatiza o gerente de Economia e Pesquisa da Apas – Associação Paulista de Supermercados-, Rodrigo Mariano.
Os supermercadistas estão negociando os preços para que o impacto no custo do produto seja o menor possível. “Todas as elevações dos preços repassados da indústria para o varejo são negociadas com a finalidade de não haver o repasse em sua totalidade para o consumidor final”, explica Mariano. A recomendação da Apas para os consumidores é pesquisar os preços do leite em diversos pontos de venda para encontrar o menor preço ou promoções que possibilitem ao consumidor a compra do produto com o menor valor de reajuste (Apas).

Câmara discute limite à internet com presidente da OAB

Divulgação

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, debate nesta segunda-feira (6), no Conselho de Comunicação Social, órgão do Congresso Nacional, o uso da internet e das redes sociais e o papel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A audiência acontece no momento em que é retomada a discussão sobre a criação de franquias limitadas nos planos de banda larga fixa. Lamachia tem criticado proposta de bloqueio da internet quando os usuários atingem o limite estabelecido na franquia mensal de dados.
O Conselho pode examinar, também, o projeto que aumenta o poder do Ministério Público e da polícia na investigação de crimes praticados por meio da internet. O projeto permite que delegado de polícia, ou promotor de Justiça, requisitem informações a provedor de internet em caso de suspeita de crime na rede mundial de computadores.
Duas comissões temáticas ligadas ao Conselho de Comunicação Social também têm reuniões marcadas para segunda-feira. A Comissão Temática de Conteúdos em Meios de Comunicação reúne-se às 9h. Já a Comissão Temática de Projetos Legislativos tem encontro previsto para as 10h30. As reuniões são para a escolha de relatores de propostas relacionadas as duas áreas em análise no Congresso.

Inflação em São Paulo subiu 0,57% em maio

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, fechou o mês de maio com alta de 0,57%, variação acima da registrada em abril (0,46%). No acumulado do ano, a taxa apresenta variação de 4,33% e, nos últimos 12 meses, de 9,98%.
Dos sete grupos pesquisados, o que mais influenciou a elevação foi o de despesas pessoais, que passou de uma alta de 0,48% para 1,3%. Também ganhou força o aumento em habitação (de 0,09% para 0,51%). Em educação, a taxa subiu de 0,09% para 0,19%.
Já os alimentos, que sempre têm impacto sobre o orçamento doméstico, apresentaram ligeiro decréscimo com variação de 0,68% ante uma alta de 0,73%, no mês anterior. Em saúde, a taxa desacelerou com variação de 1,53% ante 2,32% .O mesmo ocorreu no grupo vestuário (de 0,94% para 0,86%) (ABr).