O presidente Lula cumpriu ontem (24) seus últimos compromissos em Nova York, onde participou da abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na parte da manhã, na sede da ONU, Lula coordenou a 2ª edição do evento ‘Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo’, com lideranças de cerca de 30 países.
Além do Brasil, lideram a iniciativa os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. A iniciativa quer avançar em uma diplomacia ativa que promova a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social.
O primeiro encontro sobre a democracia ocorreu no Chile, em julho último, com a participação dos presidentes do Brasil, da Espanha, Colômbia e do Uruguai. Na ocasião, foi publicada declaração conjunta dos países. Outra prioridade da agenda de Lula em Nova York, foi o Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo, que foi copresidido pelo Brasil e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres (ABr).



