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Crise derruba vendas do comércio paulistano em 65,5%

em Economia
sexta-feira, 17 de abril de 2020

Nem a Páscoa ajudou: na primeira quinzena de abril, as vendas do comércio paulistano registraram queda média de 65,5% ante igual período de março. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado é reflexo das medidas restritivas implantadas pelo governo estadual, para evitar aglomerações e conter a propagação da epidemia.

Pelo levantamento, o movimento de vendas a prazo caiu 54,5% no período. Já as vendas à vista recuaram 76,4%. Na comparação com a primeira quinzena de abril de 2019, quando o cenário era outro, o resultado ficou praticamente parecido: queda de 53,6% nas vendas a prazo, e de 77,1% no movimento à vista. Apesar da continuidade do funcionamento de atividades como supermercados e farmácias, do delivery e do e-commerce, a queda muito forte nos indicadores de vendas mostra realmente os efeitos do isolamento social na atividade do comércio

Segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, “dá para notar que a perda é muito grande. Principalmente em comparação a um período em que o crescimento da economia já não era brilhante e caminhava a passos lentos”, afirma. Porém, ainda que as medidas de restrição, não continuem, a retomada será lenta. Alguns segmentos se recuperarão mais rápido, mas outros vão levar mais tempo – como é o caso do segmento turístico e de entretenimento em geral (AI/ACSP).