170 views 58 secs

Conta de luz afeta custo de vida das famílias em setembro

em Economia
quinta-feira, 06 de novembro de 2025

O retorno da tarifa para o valor normal da conta de energia elétrica, sem o bônus de Itaipu, pesou no bolso das famílias e fez subir o custo de vida em setembro. O índice Custo de Vida por Classe Social (CVCS), pesquisa produzida pela FecomercioSP com base nas informações do IBGE, registrou alta de 0,39% em setembro, acima do mês anterior.

Segundo a FecomercioSP, o grupo de habitação foi o principal responsável pela pressão de alta no mês. No entanto, a situação dos preços na região é considerada favorável, já que, ao desconsiderar esse grupo, a variação seria de -0,03%, próxima da estabilidade. A Entidade destaca que o aumento mais expressivo da energia elétrica foi pontual e não deve se repetir nos próximos meses, o que tende a trazer alívio ao bolso do consumidor, especialmente em uma conjuntura de preços mais amenos — e até de queda (no grupo de alimentação e bebidas) —, influenciando diretamente o consumo das famílias.

No acumulado dos últimos 12 meses mostra uma desaceleração da variação que está em 5,79%, enquanto no acumulado de janeiro a setembro a alta é de 3,88%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice registrava 3,07% e 4,18% no período compreendido entre outubro de 2023 e setembro de 2024 (AI/FecomercioSP).