Em função da quarentena, as vendas online dos supermercados paulistas continuam sendo uma alternativa para os consumidores evitarem a compra presencial nas lojas físicas. De acordo com o levantamento da Associação Paulista de Supermercado – Apas, na última semana de Páscoa (6/4 a 12/4), o crescimento das vendas online foi de 81%. Esse movimento tem se mantido desde a semana anterior, entre 30/3 e 5/4, quando as vendas cresceram 74%, comparado à média dos últimos meses.
No final de março, de 23/3 a 29/3, o movimento online chegou a crescer 107%. Apenas 15% dos supermercados registraram aumento no volume de compras, o que significa que os consumidores não estão fazendo estoque de mercadorias. Outros 37% responderam que os consumidores estão comprando dentro dos padrões e 48% informaram que os clientes estão comprando dentro dos limites das restrições estabelecidas.
A maioria dos supermercados pesquisados informou que não precisou suspender temporariamente o funcionamento dos sites. Esse volume foi de 85% dos pesquisados. A logística e operação continuam sendo os maiores desafios das vendas online, e a maioria, 56%, realocou mão de obra para atender a demanda. As vendas online ou por telefone representam uma forma da população não sair do isolamento social. Porém, os consumidores precisam se programar para esse tipo de compra e adquirir apenas os produtos necessários, pois não é preciso fazer estoque (AI/Apas).