183 views 51 secs

Comércio paulista perdeu 17,6 mil empregos em janeiro

em Economia
quinta-feira, 16 de março de 2023

A força de trabalho formal do comércio paulista iniciou 2023 com menos 17,6 mil empregos, aponta a pesquisa da FecomercioSP. Em janeiro, o setor contratou 105,6 mil pessoas em regime celetista, mas desligou outras 123,3 mil. O número vai na contramão dos serviços, que geraram um excedente de 3,64 mil vagas no período.

A pesquisa, baseada nos dados do Caged, destaca que faz quatro anos que o comércio paulista não conclui o mês de janeiro com saldo positivo. Na perspectiva da FecomercioSP, os dados do comércio, ainda que negativos, são até melhores do que o esperado, já que o mês foi marcado por consumo familiar mais fraco, juros em alta e inflação razoavelmente persistente, assim como elevados patamares de endividamento e inadimplência.

A boa notícia é que a tendência é de estabilização nos números de fevereiro, até mesmo com projeção de um pequeno saldo positivo. Vale ressaltar que os dados de janeiro reforçam a perda verificada em dezembro de 2022, quando o comércio paulista apresentou recuou de 7.913 vagas. Na comparação com o primeiro mês do ano passado, apesar da manutenção de um cenário com mais desligamentos do que admissões, o saldo foi 24% mais ameno – na ocasião, 23.343 empregos celetistas foram fechados (AI/Fecomercio-SP) (ABr).