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CNC: Inflação volta a frustrar vendas no varejo

em Economia
quinta-feira, 07 de outubro de 2021

O volume de vendas do comércio varejista registrou, em agosto, um recuo de 3,1% segundo pesquisa divulgada na última quarta-feira (6), pelo IBGE. O resultado representou a maior queda das vendas para meses de agosto desde 2000, início da série histórica da pesquisa, e frustrou as expectativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que apontava avanço mensal de 0,5%.

Na avaliação da entidade, no contexto atual, o varejo ainda caminha para a normalização do consumo presencial, buscando contrabalançar impactos da inflação, as perdas de receitas impostas pela crise sanitária e a elevação dos custos com energia elétrica e combustíveis. E, considerando esse cenário, a CNC reduziu a expectativa de crescimento do setor em 2021 de 4,9% para 4,6%.

O presidente da Confederação, José Roberto Tadros, lembra que o resultado negativo das vendas do varejo, coincide com o registro da maior taxa mensal de inflação dos últimos vinte anos, considerando apenas produtos comercializáveis. “É um ponto importante a ser considerado. Esse panorama lança dúvidas sobre a capacidade do varejo sustentar o ritmo de reação apenas com base na queda do isolamento social esperada para os próximos meses”.

As vendas em hiper e supermercados, principal ramo do comércio varejista, acumularam três meses sem avanços reais (- 0,5% em junho, 0% em julho e – 0,9% em agosto) devido às altas recorrentes nas tarifas de energia elétrica e de combustíveis, que têm prejudicado os preços de alimentos. O economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, destaca que, nos últimos meses, esse comportamento do preço médio de bens de consumo essenciais acabou ressuscitando o hábito de antecipação de compras.

“No ano passado, em períodos nos quais a inflação de alimentos situou-se acima de 1%, houve um impacto significativo no fluxo de consumidores a estabelecimentos voltados para a venda de itens essenciais, como alimentos e medicamentos”, observa. Ainda segundo o economista, observou-se uma maior frequência de consumidores nos primeiros dias desses meses. Foi o caso, por exemplo, do período compreendido entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, quando o IPCA de alimentos acumulou avanço de 10,7% (média mensal de +1,7%) e observaram-se movimentações atípicas para inícios de mês (Gecom/CNC).