O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostra que foram criados 277.857 novos negócios em junho, quantia que representa um crescimento de 17,7%, após duas quedas, na comparação ano a ano. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “Abrir um negócio está diretamente ligado a confiança do empreendedor no mercado e da população com o consumo.
Por isso, a necessidade de se reinventar e gerar novas fontes de renda, atrelada a reabertura e a retomada dos setores de Serviço e Comércio, incentivam o brasileiro nesse sentido”. Dentre as empresas abertas, os micro empreendedores individuais (MEIs) equivalem a 78,0% do total, enquanto as sociedades limitadas ocupam 10,2% e as empresas individuais apenas 3,6%. Quando comparados com o mesmo mês do ano anterior, apenas as empresas individuais revelam variação negativa.
Como as micro, pequenas e médias empresas dependem muito de capital de giro, é importante que os novos empreendedores façam um planejamento financeiro desde o início da operação do negócio. Estar pronto para encarar momentos de incerteza e ter algumas estratégias planejadas podem fazer a diferença na manutenção da receita (AI/SerasaExperian).