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Quem ganha e quem perde com a guerra?

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 03 de março de 2022

A última vez que ocorreu uma crise militar dessa magnitude foi na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, a Europa vive um clima de ameaças e incertezas, que não havia desde 1945.

A economia mundial já se encontra abalada por conta da invasão à Ucrânia e por todas as incertezas que esse conflito deixa no ar. No Brasil, já se produziu uma alta histórica do preço do petróleo, superando US$ 100 por barril, fato que não ocorria há mais de sete anos. Dado que a Rússia é um dos principais produtores de petróleo do mundo, a ação militar afeta diretamente o preço do petróleo e todos os seus desdobramentos na economia mundial.

Estados Unidos e União Europeia impuseram sanções econômicas à Rússia, mas essa medida não afeta apenas os países envolvidos diretamente, pois a resposta à essas sanções serão igualmente duras para os países que tem negócios com a Rússia.

Caso o comércio de combustíveis e gás natural entre a Europa e a Rússia seja interrompido, a União Europeia passará a ter um grande déficit de energia, pressionando os preços e exigindo o desenvolvimento de novos fornecedores, novos acordos, cotas e certamente os preços serão maiores, o que será sentido pelas empresas e pela população, que pagará mais caro pela energia elétrica, que depende em muitos casos de usinas alimentadas por combustíveis fósseis ou por gás natural, boa parte atualmente fornecidos pela Rússia ou pela Ucrânia.

Além do aumento do custo da energia elétrica residencial, o consumidor também pagará mais caro pelos produtos que consumir, pois os fabricantes repassarão para os preços dos produtos os aumentos sofridos nas tarifas de energia. Seguindo a tendência, espera-se preços maiores para os alimentos, por causa do custo do frete.

Essa instabilidade econômica mundial, tende a pressionar a moeda americana para cima, tendendo a gerar inflação e a comprometer o crescimento econômico em muitos países, bastante abalados pela pandemia nos últimos 2 anos. O conflito militar na Ucrânia também afeta os preços dos grãos e do óleo de cozinha no Brasil, podendo gerar escassez mundial de insumos, fazendo com que a economia brasileira sofra ainda mais.

Como não se pode prever a duração do conflito, a situação de incertezas pode se arrastar por meses ou até por anos, contribuindo para a redução das perspectivas de crescimento econômico no mundo todo. Além de preços maiores e escassez de insumos, outra grave situação esperada é ter menor oferta de emprego, empresários e investidores temerosos e o adiamento de novos projetos e expansão.

Empresas que mantém negócios com a Rússia e com a Ucrânia estão alarmadas, como o caso de uma montadora de veículos francesa, que tem na Rússia seu segundo maior mercado de exportação. Também há o caso de bancos e empresas que mantêm grandes ativos nesses países. Apesar da imagem de grande poderio militar, o principal índice da bolsa na Rússia caiu 40% no dia da invasão e acumula redução de 60% no ano.

Mas se há mercado e se os preços estão subindo, sempre tem alguém ganhando. O ouro está perto de bater seu marco histórico, os produtores de commodities agrícolas, como trigo, milho e soja tendem a viver uma excelente fase, pois a possível escassez desses alimentos fará com que os preços subam em todos os países e até o pãozinho nosso de cada dia vai sofrer algum impacto com a guerra lá do outro lado do mundo.

Metade da produção global de um elemento usado em baterias automotivas é da Rússia. Com as sanções e restrições de negócios, outros fornecedores e tecnologias deverão substituir esse mercado, gerando muitas oportunidades. O mesmo acontece no caso do óleo de girassol, cuja produção da Ucrânia abastece 60% do mercado europeu. Vale lembrar que esse óleo é amplamente utilizado na fabricação de alimentos em geral.

Boas oportunidades também batem às portas das empresas do setor energético, sobretudo na União Europeia. Se você é empresário ou empreendedor, chegou o momento de refletir sobre esta situação de invasão como uma grande oportunidade de negócios e de novos mercados.

Com graduação em Engenharia, pós-graduações em Marketing e Computação Aplicada à Educação, Mestrado em Educação Matemática e Doutorado em andamento na mesma área, Luis Pacheco tem experiência no mercado financeiro e em empresas digitais, atua como professor no ensino superior, como mentor de startups, como pesquisador e é autor de conteúdo especializado.

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A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo

Maratona da Criatividade, promovida pela Full Sail University, vai premiar a melhor produção de curtas-metragens produzidos nas escolas

Brasil, fevereiro de 2022: Vivemos na era da criatividade. Ela integra o conjunto de habilidades subjetivas chamadas de soft skills, em um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o potencial criativo de seus colaboradores. Para incentivar a criatividade de jovens no mundo todo, a Full Sail University (Flórida, EUA) promove o projeto Maratona da Criatividade, que através do cinema vai premiar produções e soluções criativas relacionadas à Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável. Um total de 50 escolas do Brasil foi convidada a participar do projeto.

De acordo com dados de 2021, a expectativa é que a chamada Economia Criativa valerá US$15 bilhões, conforme a revista Forbes. Se a infância é marcada pela criatividade, esse potencial não se perde ao longo dos anos – precisa apenas ser incentivado. Albert Einstein disse que a “criatividade é a inteligência divertindo-se”. Nesse sentido, a Maratona da Criatividade é um convite ao divertimento e uma oportunidade para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo se unirem para resolverem alguns dos maiores desafios do mundo por meio de uma competição de cinema.

Para fazer parte da Maratona Criativa e concorrer a prêmios, os estudantes de escolas convidadas precisarão fazer um curta metragem de 3 minutos, no qual apresentam alguma forma de solucionar os problemas listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os alunos vão trabalhar com soluções para impasses como acabar com a fome e a pobreza do mundo, promover saúde, bem-estar, energia, saneamento a todos, uso sustentável dos ecossistemas e outros.

As escolas que foram selecionadas para a Maratona Criativa deverão dividir os alunos em grupos de até cinco integrantes. O vídeo a ser produzido pelos estudantes ser postado no Facebook, de acordo com as diretrizes do concurso. O personagem principal? A criatividade.

Para o desenvolvimento do projeto, as equipes contarão com a orientação de um professor da mesma escola dos alunos da equipe. Os participantes também receberão mentoria online com experts em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Para participar do Maratona Criativa, o professor orientador e os estudantes devem se inscrever até 01 de abril de 2022 e o envio do material é até 30 de abril de 2022. A participação é voluntária e gratuita.

Cinco países estarão competindo na Maratona da Criatividade deste ano: Brasil, Colômbia, Índia México e Estados Unidos. Os alunos da equipe regional vencedora e o professor da equipe regional ganharão um cartão-presente no valor equivalente em reais a US$ 100 (cem dólares). Além de uma Experiência Virtual Full Sail Labs, a escola da equipe regional vencedora, os alunos da equipe regional vencedora e o mentor do grupo vencedor receberão um troféu do Desafio. Um pacote de prêmio adicional será concedido ao mentor e a cada membro da equipe vencedora global, que receberão um troféu da equipe do Desafio, uma GoPro Hero10 Black Bundle, que inclui câmera GoPro Hero10Black, Magnectic Swivel Clip, Bateria Extra, Floating Hand Grip, Cartão SD de 32GB e uma case para a câmera.

“A Full Sail University defende que a criatividade é o recurso mais valioso do ser humano. E acredita que o ato de criar pode ser estimulante, desafiador ou, às vezes, até assustador. Muitas vezes, pode ser uma mistura de todas as opções! Seja como for, a criatividade é a força que impulsiona o progresso, a expressão e a descoberta”, diz a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival. Deixar a criatividade brilhar em uma competição internacional de cinema que promove soluções criativas e a esperança de um futuro melhor em todo o mundo é o convite da universidade.

Inscrição

As equipes podem se inscrever até dia 01/04 através do site do Desafio
https://go.fullsail.edu/creativity-marathon