Já parou para pensar que em nossos ambientes corporativos cada um de nós, independente do papel que exercermos, somos nossa própria marca? Pense nas pessoas com as quais você trabalha e nos adjetivos que você usaria para definir ou descrever cada uma delas. Pronto, essa é a marca corporativa desses profissionais (empresas) para você. O caminho inverso também é verdadeiro, as pessoas com as quais você interage no seu ambiente de trabalho tem uma impressão sobre você e essa é a sua imagem (marca) corporativa.
Quando você vai a uma entrevista de emprego, quando apresenta um projeto, quando negocia uma contratação, quando defende uma ideia em busca de aprovação, em todos os momentos você está construindo e comunicando sua marca. Fazemos isso o tempo, em todas as atividades que desenvolvemos.
Uma marca não é simplesmente um logo, um website, um folheto explicativo. Uma marca é uma impressão, um conjunto de interações, a história que deixamos. Quando deixamos a vida construir essa marca organicamente, sem pensar muito e sem dar orientação para essa construção, corremos o risco de sustentar uma marca sem consistência, frágil e que não nos representa bem. Quando refletimos sobre quem somos e que experiência queremos oferecer através do nosso contato aos outros, definimos um norte que não somente nos ajuda a desenvolver consistência de marca como também nos ajuda a crescer.
Ter um norte é saber para onde queremos ir. Na construção da sua marca corporativa esse norte passa por suas atitudes e comportamentos e pode firmar-se através de um logotipo, de uma paleta de cores, de um slogan, de posts em redes sociais, de conteúdos que o posicionem tal qual você quer ser visto e reconhecido dentro de sua comunidade. Definir com consistência quem você é corporativamente permitirá que você pense mais antes de tomar atitudes e demonstrar comportamentos, porque quanto mais você define quem você quer ser, mais você treina para ser melhor.
Quando uma marca combina seus ativos de marketing com comportamento e atitude, ela se fortalece através de uma experiência 360 consistente. A mesma coisa acontece com cada um de nós, profissionais, onde quer que estejamos. Quando nos esforçamos para lembrar quem queremos ser e trilhamos nosso caminho na direção do profissional que queremos oferecer ao mercado, tudo passa a fazer mais sentido. E nessa construção de marca, pensar no palpável ajuda como ferramenta para desenvolver o intangível. Refletir sobre nosso propósito, nossas paixões, nosso objetivo e investir tempo traduzindo tudo isso em uma marca tangível, com logo, site, cartão de visita, redes sociais, nos ajuda a criar formas de constantemente nos lembrarmos de quem somos e onde queremos chegar.
O que falta para você ser uma marca? Nada. Você já é uma, quer queira, quer não. Cabe a você tomar as rédeas e construir a imagem que você quer que sua marca pessoal – corporativa – represente.
Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.