779 views 5 mins

O nascimento de uma indústria influente

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

“Arrival of a Train at La Ciotat” , em português “A Chegada do Trem à Estação La Ciotat”, é considerado um dos primeiros e mais importantes filmes na história do cinema. O filme curto foi dirigido pelos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, e foi exibido pela primeira vez em 28 de dezembro de 1895 no Grand Café em Paris, na França.

“A Chegada do Trem à Estação La Ciotat” está entre uma série de filmes que os irmãos Lumière produziram usando sua invenção, o cinématographe, que funcionava tanto uma câmera quanto um projetor.

O filme, de apenas 50 segundos, mostra um trem chegando na estação e as pessoas embarcando nele. Não era para ser um filme com narrativa ou ter qualquer roteiro ou atuação, mas sim uma representação realista da vida cotidiana. Por isso, o filme é considerado um dos primeiros filmes no gênero de actualités, o que conhecemos hoje como documentários. Os irmãos Lumière continuaram a fazer muitos outros filmes, mas este é sem dúvidas, um dos seus trabalhos mais famosos e importantes.

Para o público, assistir “A Chegada do Trem à Estação La Ciotat” foi uma experiência totalmente nova e única. As pessoas que assistiam à projeção estavam familiarizadas apenas com imagens estáticas e fotografias, então ver uma imagem em movimento era algo completamente novo. A ilusão de movimento, a chegada e partida do trem e a presença de pessoas na tela teria sido uma experiência nova e captivante para o público.

Na exibição, o público ficou tão surpreso com a realismo do filme, que tiveram a impressão de que o trem estivesse vindo em direção a eles, o que fez com que muitas pessoas se levantassem assustadas e algumas até teriam deixado o local preocupados com sua segurança. Isso teria criado um senso de realismo que era inédito em qualquer outro meio na época.

A experiência de assistir a filmes nos primórdios não era como a forma como assistimos a filmes hoje. O ambiente no Grand Café era mais íntimo, com o público sentado em torno de mesas e não em fileiras, e a imagem era projetada em uma tela pequena.

É interessante notar que, na época da exibição, os irmãos Lumière não consideravam o cinématographe como um dispositivo de entretenimento. Eles o viram principalmente como um instrumento científico e pretendiam usá-lo principalmente para fazer actualités. Mas o sucesso da exibição no Grand Café e a recepção positiva do filme pela audiência mostrou-lhes o potencial do cinématographe como dispositivo de entretenimento.

É fascinante pensar que um filme simples como esse poderia ter um impacto tão profundo na indústria do entretenimento. Os irmãos Lumière podem não ter percebido na época, mas a exibição deste filme mudaria a maneira como as pessoas pensavam sobre as imagens em movimento e daria origem a uma indústria que cresceria para se tornar uma das mais poderosas e influentes do mundo.

Em conclusão, “A Chegada do Trem à Estação La Ciotat” não é apenas um filme importante na história do cinema, mas também é um importante símbolo do nascimento de uma indústria que definiu o entretenimento moderno.

Marina Vecchi é Produtora Audiovisual e Mestre em Produção de Cinema pela Full Sail University, nos Estados Unidos. Marina atuou no setor de Home Entertainment da Sony Pictures Brasil como Assessora de Imprensa. Já nos Estados Unidos, trabalhou como assistente de produção em séries como “Westworld”, “Kidding”, produzida e protagonizada por Jim Carrey, o clássico da tv americana “The Goldbergs” e a série original do Youtube vencedora do prêmio Emmy 2020, ‘Could You Survive the Movies?’. Agora baseada em Seattle, Marina atua no departamento de cinema do estado de Washington na aprovação e suporte de produções cinematográficas e séries de tv produzidas na região com o incentivo do estado.