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Faça networking, mas faça bem feito

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 02 de setembro de 2021

César Munhoz

Feiras, congressos, rodadas de negócio, convenções, debates, palestras, cursos, oficinas, meetups… todos esses eventos são oportunidades para você encontrar pessoas com visões parecidas, ficar por dentro das inovações do mercado, conhecer possíveis clientes e parceiros, enfim, fazer seu negócio girar. Mas o que pouca gente sabe (ou pelo menos aplica) é que é preciso saber aproveitar esses eventos de um jeito que faça sentido pra você e para os seus objetivos.

Um congresso, por exemplo, tem uma agenda intensa, cheia de minieventos, muitas vezes simultâneos, centenas ou milhares de pessoas circulando… um stand quer chamar mais atenção do que o outro… Se você não chega lá com um foco em mente, é fácil se perder entre tantos estímulos e sair de lá com a cabeça cheia, o corpo cansado e as mãos vazias.

A questão é: networking é importante, mas pra funcionar ele precisa ser bem feito. Vou a eventos desse tipo há mais de 20 anos, em 3 continentes, como participante e/ou visitante e, com base nessa experiência, preparei três dicas pra te ajudar a aproveitar ao máximo eventos de networking.

A primeira dica vai pra você que pretende usar o evento como oportunidade pra vender seus produtos e serviços, o que é válido. Mas essa venda tem que ser bem feita. Infelizmente a maioria das pessoas tenta vender com um pitch repetido roboticamente para alguém que, sem dúvida alguma, não vai ouvir. Se ouviu, vai esquecer. Num evento presencial, você pode identificar essa pessoa andando de um lado para o outro com os olhos esbugalhados, um tablet na mão e um powerpoint engatilhado. Se você dá sorte de cruzar com ela, você vai passar 1 minuto ouvindo um pitch não-solicitado e outros 5 minutos tentando achar um pretexto pra mudar de assunto ou finalizar a conversa. No evento virtual, essa pessoa é aquela que inunda o chat das palestras no zoom com endereços de email, arrobas de redes sociais e links que ninguém vai clicar, interrompendo o fluxo de uma conversa que poderia ter sido muito interessante entre quem realmente estava prestando atenção na fala do palestrante. Pelo amor de Deus, não seja essa pessoa. Todos nos identificamos com a necessidade de vender algo, mas existe um jeito de vender. Pitch é bom, mas saber conversar é melhor.

Segunda dica: vá para o evento com vontade de ouvir, mais do que de falar. Deixe em casa suas certezas e vá pronto para absorver o máximo de conteúdo possível, até mesmo de assuntos que você acha que não tem a ver com você. Ouça com atenção as palestras e debates, faça perguntas, puxe conversa com o coleguinha sentado na cadeira do lado, pergunte o que ele ou ela está achando do evento. Tome notas, depois tome um café e olhe essas notas, veja o que precisa ser aprofundado. Aprender a cruzar informação é vital para o empreendedor, e é de conexões improváveis que pode surgir sua próxima grande ideia.

Terceira dica: amoleça a tensão dos ombros e se permita aproveitar o evento, além da agenda em si. Muitos dos encontros mais legais acontecem fora do local do evento, em festas e reuniões informais. Deixe o celular com espaço suficiente para as selfies engraçadas que vão rolar nesses encontros, com os novos amigos que você vai fazer. Empreender é ser humano também, além das tabelas, planos e projeções. Permitir-se estar vivo, aqui e agora, sendo feliz com as pessoas, faz bem para o cérebro e te leva mais longe.

César Munhoz é artista, comunicador e produtor de ativos de entretenimento para projetos no Brasil, Estados Unidos, Suécia e Austrália. Mestre em Entertainment Business pela Full Sail University, com formação em Jornalismo, Publicidade e Cinema pela UTP, Planejamento de Comunicação Integrada pela FAO, Sound Design pela Escola São Paulo de Economia Criativa, AIMEC e Escuela Sonica Buenos Aires. César apresenta, toda quarta 19h, a live “Arte, Entretenimento e Conexões” nos canais da Full Sail Brazil Community. www.cesarmunhoz.com