889 views 4 mins

Experiência digital

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 02 de maio de 2024

Já parou para pensar em como a experiência digital impacta sua vida? Ela pode estar impactando sua empresa, melhorando ou piorando sua performance, pode determinar como você, no papel de consumidor, faz suas escolhas e pode até se tornar uma carreira para você.

A experiência do usuário refere-se à forma como uma pessoa interage com um produto ou serviço, especialmente em termos de usabilidade, acessibilidade e satisfação durante essa interação. Esse termo está intimamente ligado ao conceito de design, pois o objetivo do design é criar experiências significativas e positivas para os usuários. No desenho de projetos, a consideração da experiência do usuário é fundamental para garantir que o produto final atenda às necessidades e expectativas dos usuários de forma eficaz.

Na era que estamos vivendo, a experiência do usuário saiu do mundo físico e entrou também no mundo virtual. A experiência digital do usuário se concentra especificamente na interação dos usuários com produtos ou serviços digitais, como aplicativos, sites e plataformas online. Ela abrange aspectos como facilidade de navegação, velocidade de carregamento, design visual atraente e funcionalidades intuitivas. Em ambientes digitais, uma boa experiência do usuário é crucial para garantir a fidelidade do cliente e o sucesso do produto ou serviço.

Uma boa experiência do usuário pode fazer uma diferença significativa na performance de uma empresa. Clientes satisfeitos tendem a retornar, recomendam o produto ou serviço para outras pessoas e podem se tornar defensores da marca. Isso resulta em maior retenção de clientes, aumento das vendas e uma reputação positiva no mercado, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa a longo prazo. Clientes confusos sobre como navegar em um site, onde clicar e até mesmo questionando a segurança de um site acabam migrando para outras empresas, e levam uma parcela do faturamento consigo.

Já pensando no caminho de carreira como especialista em design digital, um bom profissional precisa ter uma variedade de habilidades para criar experiências eficazes e agradáveis para os usuários. Isso inclui conhecimento em design de interface, usabilidade, prototipagem, pesquisa de usuário, testes de usabilidade e análise de dados. Além disso, é importante ter habilidades de comunicação e colaboração para trabalhar em equipe e entender as necessidades dos usuários e do negócio.

Para avançar na carreira como especialista em experiência digital, é essencial continuar aprendendo e se atualizando sobre as últimas tendências e tecnologias. Isso pode envolver a participação em cursos de especialização, conferências da indústria, certificações relevantes e networking com outros profissionais da área. Além disso, é importante ter uma mentalidade de melhoria contínua e adaptabilidade às mudanças no cenário digital para se manter competitivo e relevante no mercado de trabalho.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.