Ultimamente o empreendedorismo digital, que é o processo de criar um negócio ou empreendimento online, utilizando tecnologias digitais e a internet como principais ferramentas, tem ganhado destaque como uma forma promissora de iniciar e expandir negócios. Com o crescimento acelerado da internet e o avanço da tecnologia, surgiram diversas oportunidades para empreendedores que desejam criar seus próprios projetos online. Mas será que empreender digitalmente é simples? E será que pode ser para você?
Criar e gerir negócios que operam no ambiente online envolve a utilização de recursos digitais, como websites, redes sociais, marketing digital, comércio eletrônico e outras formas de interação virtual. O objetivo de um empreendedor online é desenvolver produtos, serviços ou soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado digital. Percebe-se que é necessário ter ou desenvolver um produto – ser expert em alguma área – e ainda aprender a operar a comercialização desse produto dentro de plataformas digitais. Não é, como os americanos falam, “rocket science”, mas demanda letramento digital e conhecimento de lançamento de produtos, comercialização e suporte online a clientes.
A quantidade de cursos e ofertas digitais que encontramos disponíveis a cada clique serve como demonstrativo de que as oportunidades são inúmeras. A audiência do mundo está disponível online. Mas e os desafios para quem está disposto a enfrentar esse mercado? Vamos começar pela concorrência, que é uma das grandes características desse mercado. A barreira de entrada relativamente baixa estimula centenas de empreendedores digitais a fazerem parte desse mercado, e com isso torna-se ainda mais importante dispor de estratégias de marketing eficazes para se destacar.
Além disso, a rápida evolução tecnológica requer que os empreendedores digitais estejam atualizados e acompanhem as tendências emergentes. Adaptar-se a novas ferramentas, plataformas e métodos de monetização é fundamental para o sucesso no empreendedorismo digital. Se você já trabalhou com geração de leads digitais através de redes sociais você sabe que os algoritmos mudam a todo o momento, e que a necessidade de atualizar campanhas é praticamente diária. Assim é o mercado do empreendedorismo digital, esse não é um business que você lança uma vez e espera prosperar, você precisa investir tempo e conhecimento para estar sempre atualizado, inclusive para que seu produto possa ser encontrado pelo seu publico alvo.
Vale dizer que não é porque um business é digital que ele não precisa das mesmas coisas que um negócio demanda: um bom entendimento do seu público-alvo e seu nicho de mercado, um kit básico de marketing com site, perfis nas redes sociais mais relevantes para seu ramo, newsletters e plataformas de comunicação digital como whatsapp, e, claro, profissionais que tenham conhecimento sobre marketing digital incluindo SEO e SEM, criação de conteúdo relevante online, e gerenciamento de ferramentas de conversão de compras on line.
O empreendedorismo digital é, seguramente uma porta de entrada para profissionais que tem boas idéias para negócios digitais, mas ele somente será perene para aqueles que estiverem dispostos a estudar o ambiente digital e manter-se constantemente atualizados sobre o mundo digital. Você está disposto a estudar e manter-se atualizado?
Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.