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Criando experiências para ressignificar a relação com o cliente

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 09 de março de 2023

Criar experiências únicas é o que transforma a relação das empresas com seus clientes, tornando-os em fãs e não somente indivíduos que fazem uma troca de capital (dinheiro) por um produto ou serviço. Um fã entende que aquilo a empresa que ele admira oferece, mais do que ter um preço, tem um valor intangível, único e especial, que não pode ser facilmente comparado ao que outras empresas entregam.

O entretenimento é uma ferramenta poderosa para contribuir com essa ressignificação do relacionamento cliente – empresa, porque ele naturalmente (quando bem-feito, claro) cria momentos memoráveis que persistirão na lembrança de sua audiência. Em formato de evento, o entretenimento oferece para empresas uma carona nesses momentos memoráveis, o que a longo prazo transforma-se no aumento do valor percebido pela audiência nos produtos e serviços oferecidos por marcas que fazem uso de ativação em tais eventos de entretenimento.

Ficou complicado de entender? Vamos olhar um exemplo na prática: a alguns dias atrás aconteceu em São Paulo uma festa chamada The Great Gastby. Se você já leu o livro ou assistiu o filme, você sabe que a história se passa nos anos 20, em um momento de glória nos Estados Unidos, pós primeira guerra mundial. Gatsby é o personagem misterioso que oferece festas inusitadas, regadas a jazz, gin e performances. É essa atmosfera que a festa recria: um mundo mágico, de fantasia, uma volta no tempo. Um momento memorável para quem pode participar, tanto como audiência, comprando ingressos, quanto como marca, patrocinando o evento e criando memórias em cada interação com os presentes.

Com organização e operação da Businessland, a festa aconteceu em um espaço de eventos em São Paulo que foi completamente ambientado para gerar uma imersão no clima dos anos 20. Da entrada ao final, participantes eram convidados a interagir com marcas de variadas formas, desde espaços instagramáveis para gerar postagens orgânicas, até a degustação de coquetéis e performances de palco e na pista de dança.

Imagine as oportunidades que esse evento gerou em reconhecimento de marca – minha marca favorita de gim com certeza mudou depois de participar do evento – e até mesmo de geração de caixa que as marcas puderam ter. Semanas antes da festa os convidados já buscavam opções de roupas dos anos 20 para usar no evento, oportunidade que não foi desperdiçada por marcas que se associaram a festa e criaram coleções especiais para o evento. Marcas de bebida nadaram de braçada, com drinks especiais e inserções durante a noite inteira, no meio da pista, marcando presença o tempo todo.

Saber escolher eventos como esse, que tenham conexão com sua marca e que sejam pensados para gerar momentos memoráveis em seus participantes são oportunidades de ouro para ressignificar a relação da sua empresa com seus clientes, transformando-os em fãs. 

Carol Olival tem um perfil interdisciplinar. Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação e Mestrado em Marketing Digital, Carol Olival conta com mais de 20 anos de atuação no mercado de educação. Tem foco nas áreas de vendas e marketing e experiência como empreendedora e gestora de escolas próprias. Autora de três livros sobre educação e treinamento corporativo e TEDx speaker, hoje Carol atua como Community Outreach Director da Full Sail University, provendo constantes debates sobre como o binômico criatividade e tecnologia são necessários a todos profissionais do cenário atual, e o papel da educação dentro desse contexto.