A economia criativa é a indústria que desenha as jornadas de experiência dos consumidores. Ela desenha essas jornadas montando estórias e caminhos que os clientes percorrem e que fazem seu contato ser especial e inesquecível com as marcas que eles amam, consomem e recomendam. Em última instância, a economia criativa, quando bem aplicada, torna possível a transformação de um cliente em um fã.
Quando a Lego cria filmes – que poderiam ser campanhas de marketing mas rendem bilheterias incríveis e tornam-se produtos por si só –, cria parques de diversão e seriados na Netflix, ela está criando jornadas únicas e exclusivas para seus clientes e está mostrando o que a economia pode fazer por uma empresa que, a uma primeira vista, é “somente” uma produtora de brinquedos.
Quando um restaurante oferece uma projeção mapeada na mesa em que você está aguardando a chegada da sua refeição, ele está criando uma jornada especial para você, está mudando o valor percebido por você – e seus convidados – sobre o que é a experiência de sair para comer fora.
Quando o seu dentista oferece óculos de realidade virtual para você, que tem medo do tratamento dentário, para que você possa relaxar e se sentir menos em pânico durante um tratamento, esse dentista está criando uma jornada de serviço da qual você se lembrará por muito tempo. A mesma coisa quando uma clínica de vacinação oferece uma história em Realidade Virtual para o seu filho de 5 anos, que, encantado, nem percebe que levou uma vacina.
Esses são somente alguns exemplos do que profissionais da economia criativa podem fazer pelo seu negócio. A criação de jornadas de experiência faz com que o valor percebido do seu produto ou serviço, pelo seu cliente, seja multiplicado em progressão geométrica, assim como o seu faturamento. Pense nisso, você não precisa criar essa jornada você mesmo, mas pode contratar alguém que fará a diferença para o seu cliente, o negócio e o seu próprio bolso.
Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.