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Voltando a uma nova escola, para os alunos é um novo normal

em Destaques
sexta-feira, 10 de julho de 2020

Adriana Stavro (*)

O retorno às aulas no Estado de São Paulo está previsto para o dia 8 de setembro, e será um passo importante, mas ao mesmo tempo, um dilema desafiador. A realidade para os alunos pode ser decepcionante. Seus colegas e professores quase irreconhecíveis por trás de máscaras obrigatórias, as mesas espaçadas demasiadas (1,5m no mínimo), dificultando a conversa e a troca de bilhetinhos com os amigos, os procedimentos de lavagem das mãos agora obrigatória, e para piorar, durante o intervalo os alunos deverão permanecer e respeitar o distanciamento.

A volta será feita em três etapas. A primeira com até 35% dos alunos presenciais, e o restante continuará com ensino a distância. Na etapa 2 (sem data definida), até 70% dos alunos terão aulas presenciais e 30% remoto. Somente na etapa 3 (sem data definida), 100% dos alunos estarão presentes em sala de aula. O critério para escolha dos alunos que irão para a escola, e os que permanecerão em casa nas etapas 1 e 2, ainda não foi definido, mas a previsão é que haja um rodízio entre os alunos (sistema híbrido), reunindo o ensino presencial e o ensino remoto, para que todos tenham a oportunidade de ir para escola pelo menos uma vez por semana.

Para os pais as dúvidas são muitas

• Eu envio meu filho para a escola e arrisco a contaminação, ou o mantenho em casa e corro o risco de repetir de ano?

• O transporte que coloca estudantes e funcionários em contato físico próximo, podem se adaptar para apoiar a saúde e a segurança dos alunos?

• E o horário do almoço? Mesmo com horários escalonados, distanciamento físico de 1,5m entre as mesas e cadeiras, a higiene das mãos é o suficiente para evitar contaminação?

• E a higiene das mãos? Quem vai acompanhar?Principalmente as crianças menores de 6 anos? Em alguns países, no retorno as aulas, os alunos foram orientados a lavar as mãos: ao chegar na escola; antes e depois de ir ao banheiro (óbvio); antes e depois de cada refeição (óbvio também); depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar (deveria ser óbvio também); depois de tocar em objetos compartilhados (o ideal neste momento que não seja compartilhado); e antes de ir para casa.

E o uso do banheiro? Terá alguém para coordenar o número de alunos que entrarão ao mesmo tempo? E os brinquedos na da educação infantil? Serão compartilhados? E na hora do almoço ou lanche? Os pais precisam lembrar que a comida é um marcador cultural significativo para todos. No entanto, os protocolos de segurança do COVID-19 mudaram. Porém isso não significa que seu filho tenha que ficar sozinho e isolado.

Pesquisas mostram que comer com outras pessoas ajuda promover coesão social e aumentar a sensação de bem-estar. Em outro estudo que acompanhou 39.000 tailandeses ao longo de quatro anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que comiam sozinhos eram mais propensos a serem infelizes. Por isso, almoçar ou lanchar com colegas, pode diminuir o estresse e melhorar o desempenho escolar. Mas claro, sem desrespeitar as regras. Para isso a participação dos pais ou responsáveis neste retorno é fundamental.

Nutricionista Adriana Stavro. Foto: Acervo Pessoal

Preparem ou incentivem seus filhos a montarem uma marmita saudável ou lanche nutritivo para levarem a escola, isso vai evitar que eles fiquem em filas e em ambientes aglomerados. Orientem seus filhos:

• Procurem um local agradável que consigam comer com colegas, respeitando o distanciamento e as regras impostas pela escola; evitem restaurantes e filas, e comer o que levarem de casa; não esqueçam da garrafa com água; coloquem nome ou algo que identifique os objetos de uso pessoal; não compartilharem copos, garrafas, talheres, celular, notebook, fones de ouvidos, brinquedos, lápis, borracha e caneta; respeitem o distanciamento entre os colegas (mínimo 1,5m), em todos os momentos; lavem as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos, e use um antisséptico à base de álcool em gel; não provem a sobremesa do amigo com um talher usado; cubram a boca e o nariz com cotovelo ou lenço descartável ao tossir ou espirrar,e lavem as mãos imediatamente; limpem sua cadeira e mesa com álcool 70% antes de sentar-se e ao levantar-se; mantenham as unhas curtas, cabelos sempre limpos e presos, e para os homens, se possível, sem barba.

• Para as crianças menores de 6 anos, não é recomendado o uso de álcool em gel 70%, o ideal é lavar as mãos das crianças com água e sabão. A eficiência da lavagem com sabonete, é equivalente à utilização do álcool em gel 70% no controle da propagação da Covid-19. Restrinja o uso do álcool em gel para as ocasiões em que a lavagem das mãos não for possível, e na presença de um adulto. Por isso não é aconselhado colocar álcool em gel 70%na mochila das crianças menores de 6 anos.

A merenda escolar desempenha um papel importante na abordagem da segurança alimentar de crianças e adolescentes. As decisões sobre como servir essas refeições é muito importante, e devem levar em consideração o fato de que em muitas escolas,muitos estudantes farão essas refeições gratuitas. Por isso, é importante ficar atento a alguns cuidados que a escola deverá adotar.

Exemplo: • Criará períodos de almoço ou lanche separados para diminuir o número de alunos no refeitório ao mesmo tempo; utilizará espaços adicionais para as refeições (almoço/lanche); utilizará espaços adicionais para as refeições (almoço/lanche); aproveitará ambientes ao ar livre quando possível (quadra poliesportiva); observará a lavagem das mãos ou uso de álcool gel antes e depois das refeições; fiscalizará o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos, garrafas, talheres, principalmente entre as crianças menores de 6 anos.

Para crianças menores de 6 anos, além de todos os cuidados citados acima,a vigilância deverá ser constante, principalmente na hora do almoço ou lanche. Para crianças menores de 2 anos, o ideal é que permaneçam em casa

Para os alunos que usarão transporte público, se precisarem usar o metrô ou ônibus, prefiram horários alternativos com menor aglomeração;
O uso de máscara é obrigatório. Porém ela não nos protege totalmente contra o vírus, apenas da exposição direta pela tosse ou espirro, ficando os olhos sem proteção. A máscara nos faz levar as mãos mais vezes ao rosto, portanto é fundamental manter as mãos limpas e higienizadas

Ao entrar e sair do ônibus, metrô ou trem, higienizem as mãos com álcool em gel. Tenha sempre na bolsa/mochila um higienizante, que ajuda a deixar as mãos limpas e protegidas, não só contra o novo Coronavírus, mas também contra outros vírus e bactérias; o vírus não infecta as pessoas pelas mãos, e sim quando elas são levadas à boca, nariz, olhos e ouvidos, por isso, elas devem estar sempre limpas.

Usem lenços descartáveis, em caso de tosse ou espirro, e o descartem imediatamente após o uso em lixeira adequada; ao se apoiar nas barras de apoio, tomem cuidado, pois ali pode conter gotículas de tosse ou espirro, por isso, use álcool gel antes e depois de andar em qualquer transporte público; mantenham distância de pelo menos 1,5 metro da outra pessoa

Ao chegar em casa, os cuidados com higiene e limpeza são fundamentais, especialmente se há, entre os moradores, idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma entre outras. Por isso é importante eliminar qualquer possibilidade de espalhar o vírus pela residência

Tirem os sapatos o os deixe do lado de fora de sua residência; não encoste em nada, sem antes, lavar bem as mãos e os antebraços com água e sabão; deixem tudo o que estiver carregando na entrada da casa, como bolsas, mochilas, lancheira e brinquedos; tomem um banho (inclusive as crianças menores de 6 anos) e lave o cabelo antes de fazer outras tarefas; não andem pela casa com a roupa da escola ou que veio da rua; higienizem todo o material escolar (mochila, lápis, cadernos e livros); e a lancheira deve ser lavada.

(*) – É Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta – Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis – Mestre do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo.