As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 6,3% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o relatório MasterCard SpendingPulse.
Dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio: supermercados; materiais de construção; artigos farmacêuticos; e artigos domésticos/pessoais. Desses, somente os dois últimos tiveram variação positiva. Por outro lado, os segmentos de roupas; móveis/eletrônicos; e combustíveis ficaram abaixo da média geral
Segundo a MasterCard, o setor de móveis e eletrônicos sofreu a queda mais acentuada de toda a sua série histórica, iniciada em 2009, disse a empresa, sem dar maiores detalhes. “O ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se, com altas taxas de juros, inflação elevada e uma desaceleração do crescimento da massa salarial, que impacta na confiança do consumidor”, afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors. Segundo ele, as vendas no varejo devem continuar caindo pelo menos até o final do ano.
Enquanto isso, as vendas online tiveram crescimento anual de 2,9% em outubro, desacelerando fortemente em relação à média do terceiro trimestre, de 11,8%. Móveis; eletrônicos; vestuário; e farmácia tiveram desempenho acima da média do comércio eletrônico. Já o segmento de hobby/livraria ficou abaixo desse patamar (AE).