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Valorizar pontos fortes aumenta engajamento e produtividade nas empresas

em Destaques
sexta-feira, 15 de maio de 2020

Apenas 13% dos funcionários em todo o mundo estão completamente envolvidos no trabalho. A estimativa é da Gallup®, empresa global de consultoria e análise que influencia e capacita pessoas no mundo todo, que no Brasil é representada pela Ynner. Esse percentual tão baixo praticamente não se moveu desde que a Gallup® começou a realizar levantamentos sobre engajamento em empresas, em 2009.

Análises realizadas pelo instituto em organizações do mundo inteiro mostram que aquelas que contam com altos índices de engajamento dos colaboradores apresentam maior produtividade, melhor retenção de talentos, menos acidentes de trabalho e maior lucratividade do que seus concorrentes. Assim, em um cenário fortemente competitivo, manter a maior parte de seus funcionários engajados deve ser uma preocupação constante das organizações.

Entre as estratégias para o aumento dos números de engajamento, identificar e valorizar os pontos fortes dos colaboradores tem se apresentado como excelente alternativa, como mostra um estudo envolvendo 115 mil funcionários de empresas dos mais variados setores, realizado pela Gallup® em 37 países.

Avaliando aquelas que ofereceram feedbacks e as que não ofereceram, o levantamento concluiu que entre os funcionários que receberam feedbacks de acordo com seus pontos fortes, a taxa de rotatividade foi 14,9% menor quando comparadas àquelas em que os funcionários não receberam. E entre os gestores, os números também surpreendem. As instituições em que os gestores receberam feedbacks sobre seus pontos fortes mostraram produtividade 12,5% e rentabilidade 8,9% maiores em relação àquelas em que os gerentes não receberam nenhuma informação.

O diretor e head de projetos da Ynner, empresa que atua no mercado de consultoria e treinamentos especializada no desenvolvimento de pessoas, Yuri Trafane, afirma que valorizar os pontos fortes dos colaboradores faz com que eles se sintam mais úteis no desempenho de suas funções. “As pessoas querem sentir que estão executando com excelência. E os gestores que se concentram nos pontos fortes criam as condições que permitem que as pessoas o façam – e contribuem para a cultura de alto desempenho, que é um dos objetivos das melhores empresas do mundo”, esclarece o especialista.