Katerina Matthaiou (*)
Usabilidade é tornar a vida de um usuário mais fácil. E quando falamos de coisas fáceis, estamos nos referindo àquelas que não exigem tempo, pensamento e esforço. Um dos elementos principais para especialistas em usabilidade ao redor do mundo é o livro de Steve Krug, intitulado “Não me faça pensar”. Nele reside a essência para a maioria dos produtos bem-sucedidos. Eles não devem fazer seus usuários pensar. Tudo deve ser familiar e acender o propósito do produto para ser realizado de maneira natural.
No que se refere às plataformas de MarTech, a regra é a mesma . Os profissionais de marketing querem usar tecnologia que não só melhore o desempenho de suas campanhas, mas também torne seus trabalhos mais fáceis. Então, quais são esses componentes que uma plataforma de MarTech deve ter para realizar isso?
- Familiaridade e Facilidade de Aprendizado: A plataforma ideal de MarTech é aquela em que os usuários podem mergulhar sem a necessidade de uma curva de aprendizado íngreme. Ações universalmente reconhecidas, como arrastar e soltar, tornam o processo de integração mais suave, permitindo que os usuários se familiarizem rapidamente com as capacidades da plataforma.
- Automação: Os profissionais de marketing digital podem precisar executar dezenas ou centenas de campanhas diferentes ao mesmo tempo. Mesmo quando se trata de uma única campanha, eles podem precisar atender a múltiplos públicos e usar conteúdos e canais diferentes de acordo com o comportamento dos clientes. Em um ambiente tão atarefado, a automação não é um luxo, mas uma necessidade. As equipes de marketing simplesmente não podem se dar ao luxo do tempo e da carga mental necessários para configurar cada campanha manualmente. Implementar comunicações automáticas acionadas alivia o fardo e aumenta significativamente a produtividade.
- Implementação e Integração: No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Processos prolongados de configuração e integração são bandeiras vermelhas para os clientes. Uma plataforma amigável deve priorizar a facilidade de implementação e integração perfeita com sistemas existentes, garantindo uma transição rápida para as equipes de marketing.
- Interface Unificada: Se uma plataforma de MarTech se especializa em marketing multicanal, então a ideia central deve ser “uma IU para governar todos os canais”. A simplicidade é fundamental. Os usuários não querem se perder na confusão. Uma única interface de usuário coerente para gerenciar vários canais de marketing agiliza o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade. Isso também facilita a manutenção da consistência da marca e das mensagens em diferentes canais.
- Suporte ao Cliente Responsivo: Mesmo com uma plataforma amigável, problemas podem surgir. Os usuários da plataforma não querem gastar tempo pensando em soluções por si mesmos. É aqui que entra em jogo um suporte ao cliente responsivo e eficaz. Este é um ponto crítico para muitos gigantes da indústria digital, já que os usuários frequentemente relatam um atendimento ao cliente tardio e ineficaz. Portanto, ter uma equipe de suporte dedicada pronta para resolver problemas e até fornecer treinamento, quando necessário, é um diferenciador crucial em um mercado SaaS competitivo.
- Otimização do Ciclo Virtuoso de Design Centrado no Usuário: O ciclo virtuoso de design centrado no usuário requer um ciclo contínuo de projetar e coletar feedback do público. Na prática, muitas marcas negligenciam isso devido ao tempo e esforço necessários para obter e analisar feedbacks. Métodos como testes divididos automatizados podem acelerar o processo, permitindo que os profissionais de marketing tomem decisões baseadas em dados e implantem os designs e mensagens que funcionam melhor com os usuários.
- Gestão de Audiência: O que é uma boa experiência de usuário para uma pessoa, pode ser uma má experiência para outra. Reconhecendo que as experiências dos usuários podem variar amplamente, as plataformas de MarTech devem oferecer capacidades robustas de gestão de audiência. Isso permite que os profissionais de marketing personalizem suas campanhas e conteúdo para diferentes segmentos, garantindo uma experiência personalizada para um público diversificado.
Todos querem pensar o mínimo possível durante suas atividades diárias. Profissionais de marketing digital e de performance não são diferentes. Ao se concentrarem em design intuitivo, automação, facilidade de implementação, suporte responsivo e uma abordagem centrada no usuário, as plataformas de MarTech podem fornecer uma experiência de usuário superior e impulsionar o sucesso para os profissionais de marketing e suas campanhas. Vimos isso na prática com nossa própria plataforma de MarTech, Grow, implantada por operadoras de telefonia móvel, marcas de comércio eletrônico e anunciantes em alguns dos mercados que mais crescem rapidamente no mundo, como Brasil e África do Sul.
(*) Chefe de Produto e Crescimento da Upstream.