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Três aplicações de NFTs para as marcas na internet

em Destaques
segunda-feira, 02 de maio de 2022

A internet passa por uma fase inédita, com novas tecnologias, como as NFTs, surgindo. Como sempre foi, as empresas que não se adequarem ficam para trás. Neste cenário, Diego Ortiz, co-fundador da Chili e CEO da Verse, agências de marketing digital, falou sobre três aplicações possíveis das NFTs para as marcas se manterem em dia com o mercado.

Apesar de diversos “espertões” terem subvertido o conceito desta plataforma para encherem os bolsos e saírem fora, o potencial das NFTs, ou token não fungíveis, ainda não foi aproveitado. Mas, afinal, como mesclar, de forma inteligente, as NFTs com uma presença de marketing digital? Ortiz aponta caminhos para as empresas se atualizarem na Web 3.0.

  1. – Presença em dois formatos: NFTs gêmeos digitais – Em 2019, o comércio de produtos falsificados representou 3,3% do comércio mundial total. Um relatório de 2018, feito pelo portal britânico The Independent, descobriu que até 20% de todas as pinturas pertencentes a museus podem ser inautênticas. No que diz respeito ao mercado de tênis, esse problema é tão grande que a StockX, uma plataforma de verificação e revenda de tênis, está avaliada, hoje, em quase US$ 4 bilhões.

Neste cenário, os NFTs gemêos em blockchain surgem como uma solução. Um gêmeo digital é uma cópia digital de um produto ou ativo físico. Essencialmente, permite um registro digital de propriedade de ativos físicos. Você pode perguntar por que alguém precisaria de um NFT quando possui a versão física real dele. A resposta está na pergunta: como alguém pode ter certeza de que seu ativo é o negócio real?

  1. – Bilhetes NFT – Imagine vender bilhetes que, além de garantirem a tradicional entrada aos locais, também entreguem outros benefícios. Parte do caminho dos bilhetes NFTs diz respeito a um valor permanente. Quão valiosas seriam as ações de times de futebol que trabalhassem com bilhetes NFT vitalícios, com acesso exclusivo a jogos, ou incentivos extras para os compradores?

Além disso, parte de atuar com sucesso no mercado de tokens não fungíveis é pensar no fortalecimento da marca primeiro, antes de tentar lucrar apenas com a tecnologia.
Primeiro, as empresas precisam entender que as NFTs são tão valiosas quanto a comunidade e a marca envolvida na transação. Por exemplo, a banda Kings of Leon passou a vender NFTs que dão aos compradores assentos vitalícios na primeira fila em suas turnês.

A DC Comics começou a distribuir NFTs de quadrinhos junto com ingressos para o evento DC FanDome. Mas entenda que foram empresas que trabalharam primeiramente a sua comunidade e a sua marca antes de partirem para um novo mercado.

  1. – Jogos em NFT – Partindo deste ponto, uma das aplicações mais populares dos NFTs são os chamados jogos play-to-earn, ou jogue para lucrar. Para aplicar uma mecânica como esta, é necessário entender os pontos citados nos tópicos acima. NFTs são uma tecnologia que se aplicam melhor com marcas bem estabelecidas e com um plano de integração de comunidade forte.

Pense no metaverso como uma representação digital do mundo real. Você pode interagir com outras pessoas, explorar, fazer compras e completar desafios para ganhar dinheiro de verdade.

O que os NFTs permitem nesse espaço é a mesma não fungibilidade dos ativos que vemos no mundo real. Os NFTs permitem que os criadores introduzam escassez e utilidade no metaverso, o que significa que um sistema econômico único pode crescer dentro dele, desde que o universo em seu entorno seja atrativo”, comenta Ortiz.

O potencial total das NFTs ainda não foi atingido. Mas, parte da missão de trabalhar com marketing digital é estar em constante adaptação com as tendências do mercado. E são uma tendência que ficarão por um bom tempo. – Fonte e mais informações: (https://www.chili.com.br/).