A seguradora japonesa Tokio Marine anunciou ontem (21), o ingresso no segmento de seguro auto popular, que permite a utilização de peças usadas e genéricas no conserto de automóveis, e mira cerca de R$ 300 milhões de prêmios de seguros nos três primeiros anos.
Além dela, a Azul, da Porto Seguro, também vai explorar o segmento que está sendo ainda estudado por outras companhias como a SulAmérica e a BB Mapfre.
Na mira das seguradoras, está o público que ainda não faz seguro. No caso da Tokio, o produto estará disponível, em um primeiro momento, em São Paulo e Rio de Janeiro e depois para mais praças como Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Abrangerá 12 tipos de veículos, incluindo modelos populares como Gol, Celta, Uno, Corsa, dentre outros, além de um caminhão e um utilitário.
O produto de seguro popular da Tokio poderá ser até 50% mais barato que a apólice tradicional a depender das coberturas escolhidas, de acordo com Marcelo Goldman, diretor executivo de produtos massificados da seguradora. No entanto, mesmo que o segurado, conforme ele, escolha um produto mais completo ainda assim terá custo menor.
“O produto é flexível e esperamos que a representatividade do seguro auto popular alcance 15% nos próximos três anos, com um total de 200 mil itens e cerca de R$ 300 milhões em prêmios de seguros, considerando um tíquete médio de R$ 1.500,00, menor que o do contrato tradicional”, antecipa Goldman, afirmando que o desenvolvimento do mercado de peças é fundamental para o avanço do seguro auto popular. Foi por esse motivo que a Tokio Marine limitou, primeiramente, o número de veículos em 12 modelos e ainda fechou contratos com fornecedores de peças (AE).