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Tecnologia na Black Friday: entenda como as empresas estão se preparando

em Destaques
terça-feira, 03 de outubro de 2023

Especialistas apresentam soluções tech para impulsionar o cenário do evento e maximizar o desempenho do varejo durante a data

Com a gradual recuperação da economia e do poder de compra da população, a Black Friday 2023 figura como uma das mais aguardadas pelos consumidores. O Infográfico Panorama do Consumo na Black Friday 2023, da Globo, revela que 62% dos respondentes da classe A e B pretendem comprar durante este período, e seis em cada dez brasileiros acreditam que a situação financeira deve melhorar no restante do ano.

Os números sugerem que as expectativas para as principais datas comerciais do segundo semestre, como Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, estão altíssimas — por isso, é crucial que as empresas realizem um planejamento estratégico para garantir a satisfação do comprador.

Empresas em todo o mundo estão adotando uma abordagem mais inteligente e tecnológica para conquistar os consumidores e garantir o sucesso na maior promoção do ano. A tecnologia está desempenhando um papel fundamental nas estratégias de preparação dos comerciantes, desde a otimização da logística até a personalização das ofertas, proporcionando uma experiência de compra inigualável.

Conheça algumas soluções tecnológicas que podem impulsionar o comércio e satisfazer o consumidor na próxima Black Friday:

Personalização
Durante a Black Friday, os consumidores são inundados com promoções de várias lojas online. Nesse cenário altamente competitivo, a personalização se destaca como uma forma eficaz de atrair a atenção dos clientes, que vão encontrar ofertas de acordo com seus desejos.

“Uma loja virtual personalizada pode oferecer uma série de recursos, como recomendações de produtos baseadas no histórico de navegação do cliente, a exibição de ofertas exclusivas com base em preferências de compra anteriores e até mesmo a personalização da página inicial do site para destacar categorias relevantes a cada visitante. Isso cria uma experiência única e individualmente relevante, aumentando a probabilidade de conversão”, explica Lucas Collete, CEO da Yampi.

Omnichannel
O omnichannel integra perfeitamente todas as plataformas de compra e interação com o cliente, proporcionando uma experiência consistente, independentemente do canal escolhido pelo consumidor. Isso significa que os usuários podem iniciar uma compra em um dispositivo, continuar em outro e concluir em uma loja física, por exemplo.

“O omnichannel não é apenas uma tendência, mas uma estratégia crucial para os varejistas que desejam se destacar na Black Friday. A capacidade de proporcionar uma jornada flexível em todos os canais é uma das chaves para o sucesso nesse evento altamente competitivo”, pontua Andrei Dias, head de vendas da Nexaas.

Relacionamento
A rapidez e eficiência no atendimento podem fazer a diferença no momento da compra. Com chatbots baseados em inteligência artificial, é possível gerar resultados em grande escala.

“O uso de chatbots está gerando uma economia de milhões para as empresas, pois auxilia na conversação com os clientes, além de aumentar a eficácia no atendimento”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots, startup especialista em soluções de relacionamento digital. Para se ter uma ideia, em 2021, a startup realizou mais de 10 milhões de atendimentos por bots em canais como o WhatsApp, webchat e app chat, um crescimento de 184% no seu faturamento.

Sistema de gestão empresarial integrado (ERP)
O uso do ERP já está consolidado no varejo. Com o tempo e as demandas tecnológicas dos consumidores, a ferramenta tem se tornado um elemento essencial e transformador para as empresas.

“A ferramenta auxilia na gestão e otimização de processos,pois, contribui para o cadastramento de produtos,o que facilita na rotina de vendas. Outro ponto de destaque da ferramenta é a melhora na experiência do cliente, pois, possibilita acompanhar as preferências e comportamento do consumidor, o que pode ser usado para traçar estratégias que fidelizam o cliente”, pontua William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Campanhas de Marketing Digital
Aprofundar a presença da marca nas plataformas digitais pode ser um grande diferencial para ter engajamento e, consequentemente, um aumento significativo nas vendas. Porém, as campanhas de marketing digital precisam ser bem planejadas, estudadas e gerenciadas para gerar resultado.

“Fazer somente anúncios pagos pontuais não é o ideal. É necessário realizar um bom planejamento estratégico para conseguir se destacar nas plataformas digitais durante os períodos mais movimentados. Um exemplo de ferramenta muito usada para otimizar as campanhas é a IA, capaz de mapear o comportamento dos usuários”, explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

Pick-Up Store
A pick-up store é uma loja física destinada à retirada de produtos comprados pela internet. Durante a Black Friday, essa estratégia emerge como um elemento crucial para o sucesso do varejo, porque combina o conforto das compras online com a conveniência da coleta imediata, proporcionando aos consumidores flexibilidade na forma como fazem suas compras.

“Durante a Black Friday, a demanda por entregas pode ser esmagadora, resultando em atrasos. A pick-up store permite que os clientes evitem tempos de espera prolongados, pegando seus produtos no mesmo dia da compra. Além disso, reduz o tempo de entrega, evita custos de frete, diminui a pressão sobre a logística e impulsiona o tráfego nas lojas físicas”, destaca Gustavo Pisani, diretor de Estratégia Digital do Varejo na FCamara.