102 views 5 mins

Sua empresa precisa de mais softwares?

em Destaques
terça-feira, 25 de outubro de 2022

Como resultado da transformação digital, há uma necessidade global de construir mais softwares com foco dominante na experiência dos clientes e colaboradores, automação de processos e modernização de tecnologias legadas. Prakash Vyas, chefe de Marketing de Portfólio da OutSystems, empresa de low-code de alta performance, examina os fundamentos, recomendações e recompensas atuais para o ciclo de vida de desenvolvimento de softwares.

Não temos aplicativos suficientes? Tem certeza de que não precisamos continuar criando mais softwares? A plataforma de TI que usamos em nosso negócio não tem flexibilidade suficiente e opções personalizáveis para nos dar o que queremos? Não podemos usar aplicativos da web como um mecanismo complementar para alcançar essas metas? Todas essas perguntas são razoáveis à primeira vista, e pode-se facilmente imaginar qualquer CEO ou diretor da empresa levantando essas frustrações e apontando esses pontos para o CIO, como alvos principais para respostas.

Na verdade, a necessidade de mais softwares é global, e há razões fundamentais para isso. Parte da razão pela qual precisamos de novos aplicativos se resume a “causas naturais” em certo sentido. As empresas fazem novas aquisições, se fundem, mas também constantemente se desfazem e divergem. Isso geralmente cria a necessidade de novas tecnologias na forma de aplicativos e serviços de dados.

Em um nível igualmente “orgânico” (ou talvez digitalmente orgânico), alguns aplicativos se tornam obsoletos, antiquados ou ultrapassados e usurpados por novos métodos operacionais, novos fluxos de trabalho humano, novos fatores em forma de dispositivos e assim por diante. Inevitavelmente, sempre é necessário manter alguns aplicativos legados (afinal, eles ainda funcionam, então são legados), especialmente em áreas como serviços financeiros.

No entanto, se eles não estiverem sendo executados na versão mais recente de uma plataforma, isso poderá criar um risco de segurança. Por exemplo, é possível ter um sistema bancário central que executa uma função muito específica, mas se for executado apenas no Windows NT, isso cria um problema de manutenção e expõe uma vulnerabilidade de segurança.

Então, como decidir o que refatorar e migrar contra o que manter? Se olhar do ponto de vista da funcionalidade, sempre haverá alguns processos de log nos sistemas de back-end, de qualquer organização, que estão prestes a ser herdados de uma forma ou de outra. Esses não são aplicativos que perderam seu valor; eles estão fazendo o trabalho que foram designados para fazer em primeiro lugar.

O desafio que se tem em mãos é que a aplicação será forçada, em sua modalidade e forma, a evoluir para plataformas, protocolos e padrões modernos. O outro problema significativo com sistemas legados é a transferência de habilidades e conhecimentos necessários para entender, atualizar e manter um sistema muitas vezes desatualizado.

Quando a plataforma subjacente na qual qualquer aplicativo é executado muda, geralmente requer um nível mais alto de refatoração, replanejamento e migração.

Nem tudo são más notícias; esse processo dá a oportunidade de melhorar esse aplicativo naquele momento. Sabe-se que, de acordo com as leis de evolução de software de Lehman, quando algo é dado a um usuário, suas expectativas mudam e a complexidade do software de um sistema aumentará continuamente ao longo de sua vida útil.

Essas realidades validam o argumento para a evolução do software em todos os níveis. Isso significa que, mesmo quando um software está fazendo seu trabalho, ele geralmente estará sujeito a uma complexidade crescente, e isso quer dizer que, em última análise, precisa evoluir esse aplicativo. Fechando o ciclo, ainda pode manter a funcionalidade herdada, mas o aplicativo em si precisa ser adaptado para uma plataforma mais moderna a tempo.

Pensando mais amplamente sobre como o desenvolvimento de software evoluirá na era das plataformas low-code e no-code, agora é a hora de perguntar quais outros fatores podem realmente impulsionar o desenvolvimento de novos aplicativos. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.outsystems.com/).