A série “Sempre Alerta” da Serasa, que orienta os consumidores sobre como identificar e se proteger de fraudes com o uso de dados pessoais, revela como é o novo golpe de smishing, que visa roubar dados pessoais por meio de mensagens de SMS.
A palavra smishing é a união dos termos SMS e phishing, como é conhecido o ataque cibernético aplicado por criminoso para furtar dados pessoais por meio de e-mail e outros canais virtuais.
. Diferenças entre smishing e phishing – Entre as informações mais visadas pelos dois golpes estão os dados do CPF, RG e cartões de crédito, além das senhas e login de e-mail. No phishing, os criminosos instalam softwares maliciosos (malwares) nos dispositivos das vítimas para obter os dados.
Já no smishing, o golpe é aplicado por meio de mensagens de texto enviadas para o celular da vítima por SMS ou aplicativos de bate-papo. Basta um clique para que o ataque seja bem-sucedido. Nos dois tipos de golpes os dados sigilosos das vítimas, como as informações dos aplicativos de bancos, podem ser furtadas de telefones, tablets e computadores.
. Saiba como é aplicado o smishing:
- – Os fraudadores enviam mensagens por SMS ou aplicativos de conversa, oferecendo serviços financeiros como quitação de dívidas, bônus em carteiras digitais ou solicitação de pagamento.
- – As mensagens apresentam links ou redirecionam a vítima para um chat.
- – Ao clicar no link ou participar da conversa, a vítima tem os dados pessoais roubados.
- – Para parecer confiável e obter pagamentos ou transferências, o criminoso apresenta algum dado sigiloso da vítima, como o valor de uma dívida ou o número de um documento.
- – Geralmente, os golpistas se passam por funcionários de grandes empresas, entre elas a Serasa, e usam técnicas de convencimento para extrair os dados pessoais.
. Reconheça as mensagens de smishing:
- – Mensagens sensacionalistas ou apelativas com o objetivo de despertar medo ou a curiosidade da vítima.
- – Apelo emocional para fazer a vítima clicar nos links e baixar anexos fraudulentos.
- – Uso de frases de urgência como “faça o pagamento hoje para não perder o acesso a sua conta”, “empréstimo com juros de 1% apenas para os 50 primeiros que clicarem”.
. Cinco dicas para evitar o smishing:
A Serasa orienta o consumidor a desconfiar de mensagens vindas de desconhecidos, especialmente com links ou solicitação de pagamentos. Conheça as cinco principais dicas para não cair no golpe:
- – Ao receber um SMS, verifique se a mensagem é de alguma empresa com a qual você se relaciona e se você já esperava receber um contato sobre o assunto.
- – Não use aplicativos do banco ou cartão de crédito em redes públicas de internet.
- – Não clique em links e não abra anexos recebidos por SMS de origem suspeita.
- – Não envie dados pessoais por SMS ou WhatsApp quando solicitados.
- – Nunca publique dados pessoais em redes sociais. – Fonte e mais informações, acesse: (www.serasa.com.br).