224 views 5 mins

Skills: as competências comportamentais que permanecem em alta

em Destaques
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023

O novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) projeta que a evolução global do emprego será de 1% em 2023. Diante de um cenário tímido de crescimento e projeções de desaceleração, quem busca uma recolocação terá que estar ainda mais alinhado com as exigências dos empregadores.

As demandas das empresas já não são as mesmas de poucos anos atrás, quando a formação técnica (hard skills) era a prioridade. O Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial já mapeou as mudanças até 2025 e destacou as competências comportamentais mais necessárias para o mercado de trabalho.

As já conhecidas soft skills, ou habilidades interpessoais, ganharam força na pandemia e estão entre as mais valorizadas pelos recrutadores e líderes, segundo Thiago Leitão, sócio da Unique Group, consultoria de Recursos Humanos que já atendeu mais 350 empresas nos últimos 10 anos.

“As habilidades técnicas são necessárias para a conclusão de diversas tarefas no dia a dia da empresa. Mas as organizações e profissionais tiveram de se adaptar às diversas mudanças nos últimos anos da pandemia e, com o avanço da tecnologia, as soft skills também se tornaram uma preocupação e exigência das organizações”, esclarece Thiago.

Com o mercado de trabalho renovado, surgiram novas maneiras de enxergar cada competência e necessidades na hora de contratar. Para auxiliar quem busca por oportunidades, a Unique Group, que atua na área de recrutamento e seleção, destaca oito competências comportamentais necessárias para o desenvolvimento profissional e conquistar uma vaga no mercado em 2023.

  1. – Bom gerenciamento do tempo – aproveitar esse recurso com sabedoria, organizar a agenda e cumprir entregas dentro dos prazos são critérios essenciais diante do ambiente de trabalho remoto ou híbrido que se consolidou em diversas áreas.
  2. – Colaboração – profissionais colaborativos contribuem com seus gestores e colegas em prol de um objetivo comum, tornando as relações mais saudáveis e o time ainda mais unido, o que impacta positivamente para o crescimento do negócio.
  3. – Facilidade de trabalhar em equipe – quem possui essa habilidade consegue lidar com as diferenças, sabe se comunicar bem e receber feedbacks, conquista a confiança e o apoio dos colegas. Trabalhar em time, de forma integrada e com harmonia, ajuda na conquista de resultados mais rapidamente.
  4. – Empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro, seja ele um colega de equipe, líder ou colaborador. Essa característica fortalece e humaniza o relacionamento entre as partes, gerando mais transparência e cumplicidade para atingimento dos objetivos em conjunto.
  5. – Pensamento crítico – quem desenvolve essa competência consegue avaliar as situações de forma abrangente e busca soluções criativas, fugindo do óbvio. Essa habilidade é valorizada na hora de resolver problemas, por exemplo.
  6. – Resiliência – no ambiente de trabalho, essa característica representa a garantia de produtividade e o foco em resultados mesmo diante das adversidades ou situações desafiadoras. Neste mundo dinâmico, esta habilidade é essencial para todas as posições e equipes.
  7. – Flexibilidade – as transformações do mercado ocorrem de forma acelerada, principalmente com o avanço da tecnologia. Por isso, estar aberto a novas ideias e propostas é requisito para o sucesso profissional.
  8. – Adaptabilidade – “Essa competência anda de mãos dadas com a flexibilidade, permitindo, por exemplo, que colaboradores sejam capazes de se adaptar a novas regras ou mudanças realizadas pela empresa em que trabalham, sem impactar o comprometimento”, finaliza Thiago. – Fonte e outras informações: (https://www.uniquegroup.com.br/).