Sócio fundador da consultoria Maitreya explica a importância de não cometer o mesmo erro que Kodak e Sony; Companhias que encontram o equilíbrio certo entre simplificação e inovação estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios.
São Paulo, 10 de outubro de 2023 – Em um cenário empresarial em constante transformação, a simplificação e a agilização das operações são elementos cruciais para o sucesso das empresas. Leo Horta, sócio fundador da consultoria Maitreya e especialista em estruturação e crescimento empresarial, ressalta a importância dessa simplificação para a gestão das empresas. “Simplificar não significa reduzir a qualidade ou eficácia, pelo contrário, é a arte de eliminar processos desnecessários, ampliar a autonomia e controle e reduzir a complexidade da gestão, tornando a empresa mais ágil e eficiente. Isso permite que as empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado, às demandas dos clientes e às oportunidades emergentes”.
Em momentos mais difíceis ou de mudanças, as empresas devem deixar a inovação dentro das suas prioridades. Ao oposto do que fizeram: Kodak e Sony, por exemplo. Em vez disso, é preciso encontrar maneiras de inovar de forma mais eficiente e focada, alinhando seus esforços com as necessidades do mercado e anseios do consumidor. No entanto, muitas companhias resistem a essas mudanças por diversos motivos, como medo do desconhecido, apego ao passado ou comodismo.
“Quando em crise, a empresa precisa de um planejamento estratégico assertivo e simples feito por meio de um bom entendimento de mercado, que é o contrário do que muitas companhias, nesse momento, fazem. Quando as empresas estão no meio da crise e a última coisa que é feito é buscar entender o mercado. Desta forma, começa a colocar energia onde não deveria. Justamente porque instintivamente começa uma forte tentativa de sustentar a máquina como ela era. É um apego, uma dificuldade de entender o que tem que mudar prioritariamente. É necessário mudar a mentalidade. O que te fez crescer até aqui precisa ser reconhecido e valorizado, mas não é o que vai fazer a empresa crescer de forma impactante para os próximos anos”, afirma Léo Horta.
Horta ressalta que também é importante compreender que a adaptação e a busca por novas tendências não exigem necessariamente ser o pioneiro, o primeiro a fazer, mas sim ter a disposição para mudar internamente e se alinhar com o cenário em constante evolução de forma eficiente e efetiva. “Mesmo que possamos estar “atrasados” em relação a outros players, é importante reconhecer que ainda há espaço para aproveitar essas oportunidades. Ao fazer as mudanças necessárias e buscar a expertise nas tendências emergentes, podemos alcançar o sucesso, mesmo que outros já tenham avançado. O essencial é a determinação em seguir esse caminho, a tomada de decisão real, independentemente do timing, e a confiança de que, ao tomar essa decisão, ainda podemos desempenhar um papel significativo e bem-sucedido no mercado. Principalmente tendo em vista e se embasando no que a empresa tem de diferencial em seu DNA”, completa o sócio fundador da consultoria Maitreya.
Empresas que encontram o equilíbrio certo entre simplificação e inovação estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios, prosperar em um mercado em constante mudança e garantir sua perenidade no futuro. Adaptar-se é a chave, e essa adaptabilidade começa com a coragem de simplificar e a disposição para inovar. O melhor momento para agir sempre é agora.