A Inteligência Artificial (IA) está transformando as maneiras com que os setores operam. Até 2030, então, as expectativas são ainda maiores, já que espera-se uma maior consolidação e geração de US$ 13 trilhões em termos globais, de acordo com a consultoria McKinsey. Os setores tributários e bancários ocupam boa parte da fatia, quando se fala de áreas que podem se beneficiar da tecnologia. Isso porque os retornos que podem oferecer para empresas e clientes são gigantes.
De acordo com Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital, tudo parte da grande capacidade de processamento de dados. “Profissionais da área tributária e bancos podem oferecer maior eficiência, precisão e satisfação ao cliente a partir da aplicação da IA no dia a dia. E com as evoluções, podemos esperar ainda mais avanços, inclusive com análise preditiva e reconhecimento de voz”, pontua.
Os setores podem se tornar mais competitivos, fornecendo insights sobre o comportamento e preferências dos clientes, o que leva a um aperfeiçoamento na personalização de serviços. A automação de processos manuais também é um ponto importante, já que os esforços dos colaboradores podem ser direcionados em tarefas mais valiosas, como planejamento estratégico e desenvolvimento de novidades.
“Um exemplo de como pode ser usada é em relação a conformidade fiscal. Com as mudanças nas normas, é necessário estar bem atento para não errar ou demorar demais nos processos tradicionais. Com a tecnologia, ferramentas como software de conformidade fiscal alimentado por IA podem simplificar, garantindo dados com precisão e rapidez.
Por meio dele, é possível receber notificações de mudanças regulatórias e identificar riscos e inconsistências, que diminuem as chances de receber penalidades e multas”, explica Gallafrio. A inteligência também chega para facilitar o gerenciamento de organizações financeiras, com automatização de processos contábeis, insights em tempo real da saúde das finanças, o que ajuda no processo de tomada de decisões .
“Um software pode analisar dados para identificar benefícios fiscais e deduções que, de outra forma, poderiam passar despercebidos. O impacto é direto no gerenciamento de riscos. Os algoritmos analisam rapidamente para identificar possíveis riscos, permitindo que tomem medidas antes que se transformem em grandes problemas”, explica.
Mas a grande revolução ocorre para a experiência ao cliente, principalmente falando do setor bancário. Os chatbots, como usam processamento de linguagem natural para entender as consultas dos clientes e fornecer respostas imediatas, reduzem o tempo de espera e proporcionam uma experiência mais satisfatória.
E é uma aliada no combate a atividades criminosas. A inteligência artificial se mostra eficiente na detecção de atividades fraudulentas no setor bancário, analisando rapidamente grandes quantidades de dados para identificar transações suspeitas. O risco não é menor apenas para as instituições financeiras, como também aumenta a confiabilidade para o usuário.
Mais oportunidades para a indústria financeira
Um estudo chamado “State of AI in Financial Services: 2023 Trends” definiu as prioridades da indústria financeira com o uso de IA. Divulgado pela NVIDI, 500 profissionais ligados a serviços financeiros de todo o mundo mostram tendências e desafios. De cara, a pesquisa mostrou que quase metade dos respondentes acredita que a inteligência ajuda a aumentar a receita anual da organização em pelo menos 10%.
Além disso, os participantes sinalizaram melhorias em operações, sendo que 46% destaca a experiência do cliente, 35% as eficiências operacionais e 20% a redução de custo total de propriedade.
A computação em nuvem foi sinalizada pelos participantes como uma das descobertas para ficar de olho nos próximos anos. “Essa tecnologia permite o acesso a distância de softwares, arquivos e processamento de dados através da internet, também pode ser aplicada nos setores. “É uma maneira de reduzir custos e otimizar o desempenho, por conta da portabilidade de dados e padronizações possíveis”, ressalta.
As empresas dos setores tributário e bancário devem abraçar o poder da IA e explorar as possibilidades.”Os setores bancários e tributários devem usufruir das experiências proporcionadas pela IA. Embora ainda tenhamos muitos obstáculos para ultrapassar, o estudo mostrou que 64% acredita que a liderança valoriza e acredita na inteligência, o que mostra um aumento se comparado à edição passada, que correspondia a apenas 36%.
De pouco em pouquinho, a transformação digital atinge ainda mais espaços e ganha corpo. Para o futuro, a tendência é escalar horizontalmente e verticalmente a infraestrutura de IA, incluindo hardware, software e serviços”, conclui. – Fonte e mais informações: (https://madeinweb.com.br/).