Desde que a pandemia chegou, houve uma grande mudança na forma de consumir, entre eles o aumento nas compras online. Por conta do isolamento social, o consumo migrou para o digital, e como consequência, houve o aumento no número de lojas virtuais. Segundo Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, mais de 107 mil lojas aderiram à venda on-line de seus produtos, o que fez o número desse tipo de negócio quase dobrar, passando de 135 mil lojas ativas para 242 mil. Ou seja, a cada um minuto, uma loja é aberta na internet.
O crescimento do e-commerce pode ter sido alavancado por conta das lojas físicas estarem fechadas, mas há inúmeras diferenças entre a loja física e virtual que além de beneficiar e trazer comodidade ao consumidor, também favorece o empreendedor. O online proporciona o cliente diversas possibilidades, como comparar valores de produtos em várias lojas, pesquisar novidades e tendências.
Segundo pesquisa sobre os impactos da pandemia no comportamento do consumo do brasileiro, realizada pelo Instituto Locomotiva, afirma que o interesse dos consumidores em fazer compras online, alavancado pelo isolamento social, deverá permanecer após a pandemia de Covid-19. O levantamento mostra que 50% dos entrevistados que frequentavam livrarias e papelarias não fariam mais questão de ir às lojas físicas depois da quarentena.
Em relação a lojas de artigos para crianças, o percentual é de 49%, a perfumarias e petshops, de 44%; a lojas de departamento e shopping centers, de 41%; e a lojas de material de construção, de 38%. “É importante reforçarmos o potencial que o e-commerce pode ter para o seu negócio e os benefícios que proporcionam para seus clientes. Como o consumidor enxerga um novo meio de fazer compras, o mercado online tende a continuar crescendo por conta dessa facilidade e possibilidade infinita que a internet tem de entregar produtos de qualquer lugar para qualquer lugar”, conta Lívia Lampert, gerente de marketing e produto da KingHost, empresa de soluções digitais.
Por isso, a especialista preparou algumas dicas das principais vantagens de abrir uma loja online. Confira:
- Funcionamento de 24 horas por dia – O e-commerce permite estar em funcionamento de 24 horas por dia, sete dias por semana, em feriados e finais de semana, ou seja, possibilita realizar vendas sem depender de um local físico aberto e aproveita a disponibilidade e vontade do cliente de consumir determinado produto em qualquer hora e a qualquer dia.
- Integração com as redes sociais – Com a loja virtual, a integração com as redes sociais é fundamental e facilita a relação de cliente e marca. Basta inserir links nas duas pontas para que elas se comuniquem com eficiência. Aproveite a quantidade de pessoas conectadas a essas mídias para atraí-las para sua loja por meio de posts, fotos, interação entre os seguidores e anúncios patrocinados. Podem usar as redes como Instagram, Facebook, YouTube, entre outros.
- Alcance maior de consumidores – As lojas físicas têm um alcance menor aos consumidores, já que que só conseguem atingir pessoas dos bairros ao redor. Já uma loja virtual, possibilita abranger um público em todo mundo e em qualquer lugar. Com o aumento no número de consumidores, é possível melhorar a quantidade de vendas e de seu negócio, já que não existe a barreira geográfica entre a loja física e o consumidor.
- Pluralidade nas formas de divulgação – A possibilidade de diversas formas de divulgação facilita para que seus clientes possam acessar sua loja virtual com maior agilidade e rapidez. Basta ter um smartphone com conexão à internet para acessar o seu site e começar a realizar as compras em qualquer lugar. Você pode investir em uma comunicação massiva na internet, com soluções como o e-mail marketing, técnicas de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais.
- Menor custo – O custo para manter uma loja física geralmente é bastante elevado. Como aluguel, funcionários, energia, manutenção e muitos outros gastos. Já em uma loja virtual, os custos podem, muitas vezes, ser reduzidos e permitem que você invista os valores em melhorias, capacitação do site ou criação de novos produtos.
- Pedidos processados com maior facilidade – A gestão das vendas de uma loja virtual é mais prática e organizada do que a de uma loja física. As informações sobre todos os pedidos ficam agrupadas em uma área dedicada da plataforma da loja. Por lá, é possível fazer um controle cuidadoso de cada pedido feito. As informações são acessíveis e detalhadas, permitindo que todas as etapas do pedido fiquem registradas no mesmo lugar. Isso diminui as chances de erro, oferecendo segurança para você e o consumidor.
- Expandir mix de produtos – Uma loja física depende muito do espaço para aumentar a quantidade de produtos oferecidos. Quando optamos por uma loja online, a possibilidade de aumentar o mix de produtos é facilitada, já que não há limites de M². Com apenas alguns cliques é possível colocar a venda quantos produtos quiser e a qualquer momento.
Fonte e outras informações: (https://king.host/).