87 views 2 mins

Serra: Brasil está ‘pronto para tomar novos caminhos’

em Destaques
quinta-feira, 02 de junho de 2016

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, questionou ontem (2), a legitimidade da Organização Mundial do Comércio (OMC) e sinalizou que o país pode se afastar do organismo, “tomando novos caminhos”.

A manifestação foi feita em uma minirreunião ministerial da entidade realizada em Paris. Para o chanceler, a instituição enfrenta imobilismo, falhou em derrubar os subsídios e barreiras sanitárias e fitossanitárias e ao apostar na Rodada Doha – o que leva o Brasil a condicionar seu engajamento a avanços objetivos.
Em seu discurso, realizado a portas fechadas para a imprensa, Serra reconheceu que o Brasil enfrenta uma crise econômica causada em especial por fatores políticos internos, mas reiterou que o novo governo está tomando medidas para “corrigir desequilíbrios macroeconômicos” e “criar condições para o crescimento”. “Nesse processo”, sustentou, “o comércio internacional e investimentos vão desempenhar um importante papel”.
Serra criticou os subsídios agrícolas em países desenvolvidos, afirmando que eles contribuíram para abalar a credibilidade da OMC. O chanceler reiterou que o Brasil “valoriza” a entidade, mas alegou que “a experiência dos últimos 10 anos não se mostrou recompensadora”. “Nós não fomos capazes de corrigir a assimetria em setores e o acesso entre produtos agrícolas e industriais. Não fomos capazes de corrigir as preocupações de países em desenvolvimento no sentido de facilitar sua participação crescente no comércio internacional”, disparou (AE).