10 views 4 mins

Segurança em transações financeiras remete à um sistema robusto

em Destaques
quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Nos dias de hoje, as transações financeiras digitais são parte integral da rotina de milhões de pessoas. A segurança nas operações é fundamental para evitar prejuízos e garantir a tranquilidade dos usuários. Seja em transações bancárias, seja em pagamentos online ou em transferências de fundos, a ameaça de fraudes e vazamentos de dados é uma preocupação constante.

Sabe-se que as tecnologias facilitam as transações financeiras e a rotina das pessoas, mas é importante ter ciência quanto ao fato de que estas podem ser ameaçadoras, quando mal utilizadas. Para Cristiano Maschio, especialista em pagamentos e CEO da fintech Qesh, empresa especializada em soluções de segurança e prevenção de fraudes para transações financeiras, os golpes estão cada vez mais sofisticados nesta área.

“É necessário que o consumidor fique cada vez mais atento, mas, paralelo a isso, as empresas financeiras também precisam adotar medidas preventivas mais eficazes e seguras. São inúmeras as tentativas de phishing, clonagem de cartões e vazamento de chaves PIX”, diz.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, 20% dos entrevistados sofreram alguma fraude em instituições financeiras, representando aproximadamente 7,2 milhões de consumidores.

Golpes como clonagem de cartão, anúncios falsos em redes sociais e uso de documentos falsos em empréstimo estão nessa lista.

Pensando nisso, Cristiano elenca cinco dicas para garantir segurança nas transações financeiras:

1 – Utilize autenticação em dois fatores: ative essa funcionalidade em todas as suas contas bancárias e de pagamento para dificultar o acesso não autorizado.

2 – Evite redes públicas: transações financeiras em redes de Wi-Fi públicas podem ser alvo fácil para hackers. Prefira sempre conexões privadas e seguras.

3 – Monitore suas transações: fique de olho nos extratos e notificações do seu banco para identificar rapidamente qualquer movimentação suspeita.

4 – Atualize seus dispositivos e aplicativos: certifique-se de que seu sistema operacional e seus aplicativos bancários estão sempre atualizados para corrigir possíveis falhas de segurança.

5 – Desconfie de comunicações suspeitas: evite clicar em links ou fornecer dados pessoais em mensagens e e-mails não solicitados, uma das técnicas mais comuns usadas em fraudes.

A Qesh, conhecida por seus sistemas avançados de prevenção a fraudes, utiliza inteligência artificial e algoritmos de machine learning para monitorar e identificar atividades suspeitas em tempo real. Recentemente, a empresa foi responsável por bloquear um desvio de 2 milhões de reais, resultado de um ataque cibernético que vazou dados de 53 mil chaves PIX. Graças ao seu sistema antifraude, os valores foram recuperados antes que pudessem ser utilizados pelos fraudadores.

A prevenção de fraudes é um processo que vai além de soluções tecnológicas. “É uma combinação de monitoramento contínuo, análise de dados e conscientização dos usuários. Nosso sistema consegue identificar padrões anômalos nas transações, alertando imediatamente para bloqueios preventivos.

A nossa missão é garantir que todos possam realizar suas transações com a máxima segurança, seja na compra de um produto online, seja em uma transferência bancária de alto valor”, conclui. – Fonte e outras informações: (https://qesh.ai/).