157 views 6 mins

Quando atualizar a marca de seu negócio?

em Destaques
segunda-feira, 22 de março de 2021

Pequenas e médias empresas devem investir em uma marca forte para se posicionarem no mercado com sucesso. E mesmo depois de alcançarem esse objetivo, pode ser necessário mudar seu logotipo. Essa mudança pode acontecer por diferentes motivos, sendo recomendado contar com a expertise de profissionais capacitados.

Afinal, mesmo em uma atualização, é necessário que a sua essência não se perca. E para saber quando atualizar a marca da empresa, o diretor da Sollide Logo, Dênis Costa, aponta as principais as razões: Reformulação e mudanças na empresa; Modernização do negócio; Crescimento da empresa; Ampliação da área de atuação;
Reputação negativa e; Aquisição por outra empresa.

. Reformulação e mudanças na empresa – A marca pode ser atualizada quando a empresa passa por reformulações ou mudanças. Pode ser devido a um novo posicionamento de negócio dentro do seu segmento de mercado ou por uma mudança de comportamento dos seus clientes.

A modificação pode estar relacionada ainda à necessidade de se adaptar às novas demandas do público-alvo em potencial. O mesmo acontece se a diretoria for renovada e se o produto ou serviço oferecido for reformulado. A questão é que as mudanças dentro de um empreendimento com o passar dos anos são bastante comuns.

Aliás, em certos momentos, são obrigatórias se a empresa deseja se manter no seu ramo de atuação. Por isso, nada mais normal do que atualizar o logotipo para refletir mudanças importantes na empresa.

. Modernização do negócio – Outra razão para atualizar a marca da empresa é quando ela estiver passando por um processo de modernização. Pode ser relativo ao uso de novas tecnologias ou à adoção de novos processos de produção, já que empresas que apostam na inovação têm chances maiores de manter a competitividade no mercado, é importante modernizá-la quando houver necessidade.
E o mesmo acontece com a marca empresarial. Mas é preciso ter cuidado para que ela continue sendo reconhecida pelo público. Dessa forma, a atualização não deve passar por uma mudança drástica da identidade visual, já que a sua essência deve permanecer.

. Crescimento da empresa – Esta é mais uma ocasião que pode valer a pena investir em logotipo atualizado. Afinal, os marcos importantes devem ser registrados e uma atualização da marca é o jeito certo de fazer isso. O crescimento do empreendimento pode se dar devido ao desenvolvimento de novas linhas de produtos ou pela aquisição de novas unidades de negócios.

A pequena ou média empresa pode até mesmo se mudar para um espaço mais amplo. Em geral, esse crescimento é acompanhado por outras novidades e seu novo logotipo deve refletir essas conquistas.

. Ampliação da área de atuação – A ampliação da área de atuação de uma empresa, quando ela começa a atender novos mercados, se instalando em outras cidades, estados ou mesmo fora do país é um momento de extrema importância. Além de se tratar do crescimento da empresa, envolve a conquista de novos públicos.

E para que a identidade visual esteja em sintonia com essas mudanças uma atualização pode ser necessária. Afinal, o público da empresa passa a ser mais amplo, englobando outras culturas e hábitos. Assim, o logotipo deve refletir essa atuação do mercado com cara nova.

. Reputação negativa – Nenhuma empresa deseja ter uma reputação negativa, mas por uma série de razões é possível que isso acometa pequenos e médios negócios. Nesse caso, uma solução para minimizar e até mesmo eliminar os efeitos colaterais é mudar o logotipo. Claro que é fundamental que os motivos que levaram à empresa a ganhar a má fama devem ser resolvidos.

Até porque somente alterar a sua identidade visual não é o suficiente. Por outro lado, mesmo resolvendo o problema, manter a marca pode dificultar ao público a percepção de que os problemas foram sanados. Então, aliar as boas práticas a uma atualização de marca pode ser o melhor para renovar o seu negócio.

Aquisição por outra empresa – Quando uma empresa é comprada por outra ou há uma fusão entre empresas, pode também ser a hora certa de atualizar a identidade visual do negócio. Compras e fusões podem refletir muito ou pouco nas operações em si.

De todo o modo, é uma forma transparente de mostrar para o público as mudanças pelas quais o negócio está passando. Pequenas e médias empresas são muito mais bem vistas quando se comunicam abertamente com seus clientes.

E uma logomarca atualizada tem o poder de transmitir essa e muitas outras informações de maneira adequada para o público consumidor. – Fonte e outras informações: (www.sollidelogo.com.br).