O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou ontem (28) que o PIB do país cresceu à taxa anualizada de 3,5% no terceiro trimestre de 2018.
O consumo das famílias, que desacelerou, mas continua sendo o “motor” da economia norte-americana, e o investimento empresarial, que cresceu, foram os principais responsáveis pelo resultado, que é a soma da receita gerada por todos os bens e serviços da economia entre os meses de julho e setembro.
O segundo trimestre do ano, período entre abril e junho, teve um crescimento ainda maior, de 4,2%, ainda sob o efeito dos cortes de impostos realizados pelo governo de Donald Trump no final do ano passado, que somaram US$ 1,5 trilhão. Especialistas preveem, no entanto, que a onda de avanço econômico deve desacelerar no quarto trimestre e seguir o ritmo de queda em 2019, devido à guerra comercial com a China e ao constante aumento da taxa básica de juros, realizado pelo Federal Reserve.
Ainda assim, a economia norte-americana vive um de seus melhores momentos na história, com taxa de desemprego de 3,7% e o melhor ritmo de crescimento em 13 anos (ANSA).