O Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado no país, atrás apenas de cartões de crédito e de débito, e, segundo o Banco Central (BC), bateu recorde de transações na primeira sexta-feira de abril, devido ao Dia das Mães. Foram mais de 70 milhões de transferências realizadas em um único dia.
O sistema, instituído no final de 2020, promove inclusão financeira, graças à facilidade de uso e à gratuidade para pessoas físicas, sendo uma alternativa para grande parcela da população que não tem acesso a conta bancária e a cartões de crédito. Além disso, tem credibilidade junto ao público.
Segundo pesquisa feita pela Fiserv, é tido como o meio de pagamento mais confiável pelos brasileiros, à frente do dinheiro em espécie, código de barras, cartão com chip e outros métodos. Para os empreendedores do e-commerce, o Pix também traz uma série de benefícios.
”Além de ampliar o público, já que promove inclusão financeira, o Pix reduz custos operacionais, tem maior taxa de conversão e traz facilidades que se refletem em uma experiência de compra positiva para o cliente. Tudo isso implica em mais resultados com vendas e fidelização”, avalia Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.
O especialista lista os seis principais benefícios do Pix para as lojas virtuais:
- Redução de custos – As transações com Pix requerem poucos intermediários. O vendedor e o consumidor são integrados diretamente pelo BC, ou seja, há menos complexidade no processo e os custos operacionais são reduzidos, quando comparados aos custos envolvidos nas transações com cartões de crédito e débito.
- Maior taxa de conversão – Pagamentos com boletos bancários não são realizados em 50% das vezes, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, os boletos podem demorar até três dias úteis para serem compensados. O pagamento via Pix é confirmado imediatamente e não há risco de inadimplência.
- Disponibilidade – Diferentemente dos pagamentos feitos via cartão de crédito, débito e boletos, os comerciantes e lojistas recebem o pagamento pela venda feita via Pix no momento da transação.
- Segurança ao vender – As informações compartilhadas entre vendedor e cliente nas transações via Pix são mínimas e estão protegidas pelos protocolos de segurança estabelecidos pelo BC. Criptografia de ponta e sistemas de autenticação evitam fraudes e prejuízos.
- Checkout ágil – A finalização das compras nas lojas virtuais também se torna mais rápida e essa agilidade faz diferença na experiência do consumidor. O Pix agiliza esse processo, com QR Code ou chave copia e cola, e o cliente paga pelo produto com rapidez e facilidade.
- Competitividade – Por fim, o resultado de todos os benefícios citados anteriormente é uma maior competitividade para o e-commerce, graças à redução de custos e uma maior conversão de vendas.
Com o Pix, as chances dos pequenos e médios empreendimentos deslancharem são maiores, pois passam a ter mais acessos, ampliam seu público potencial e, consequentemente, vendem mais. – Fonte e outras informações: (https://www.fcamara.com.br/).