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Open Finance na educação financeira ajuda a poupar com arredondamento de centavos

em Destaques
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Apesar dos esforços, a saúde financeira dos brasileiros ainda é preocupante. Uma pesquisa da Febraban mostrou que 23,3% dos entrevistados estão “totalmente” ou “muito” apertados financeiramente, e 42,6% “nunca” ou “raramente” veem dinheiro sobrando no fim do mês.

Outra pesquisa, da CNDL/SPC Brasil, revela que 47% dos jovens da Geração Z não realizam o controle de suas finanças, e 37% já tiveram o nome negativado. Apenas 17,8% dos brasileiros conseguem cobrir os gastos e ainda poupar. O cenário é agravado por uma combinação de fatores, incluindo altas taxas de desemprego, inflação e falta de planejamento e educação financeira.

Como uma forma de remediar a situação, uma solução adotada pelas empresas como pauta educacional para seus clientes é o Open Finance. A principal ideia por trás do conceito é promover maior competição e inovação no setor financeiro, permitindo que consumidores e empresas tenham acesso a uma gama mais ampla de produtos e serviços financeiros personalizados através do compartilhamento de dados.

Com o Open Finance e a constatação que o usuário detém os direitos sobre suas informações, é possível abrir espaço para que o acompanhamento e entendimento do usuário sobre sua própria situação financeira seja simplificado. Iniciativas como essa têm conscientizado as pessoas sobre a importância de poupar e planejar finanças. Ao serem munidos de ferramentas e informações convenientes e personalizadas, os usuários conseguem tomar melhores decisões sobre o seu dinheiro.

É o exemplo da empresa Oinc, que desenvolveu sua solução para atuar ao longo de todo processo de Open Finance em conjunto com a startup klavi, que ajuda empresas a tomarem decisões baseadas em dados e analytics prioritariamente através da inovação proporcionada pelo modelo.

Na prática, os serviços desenvolvidos com a Oinc são intrinsecamente ligados ao Open Finance. Neste ponto, a klavi atua como um parceiro que permite o acesso a este ecossistema, possibilitando que a Oinc forneça as conexões bancárias do Open Finance Regulado aos usuários.

Por meio disso, se o usuário comprou algo de R$4,50, a Oinc, com a tecnologia da klavi, pode arredondar a compra para R$5,00 e guardar automaticamente os R$0,50 excedentes, ajudando o usuário a poupar dinheiro com uma melhor administração dos gastos, iniciando, dessa forma, sua educação financeira na prática.

“Conseguimos mostrar com as ferramentas que pequenos atos, feitos de forma recorrente, geram grandes resultados, e que entender os motivos dos problemas financeiros e propor soluções customizadas é muito mais eficiente do que responsabilizar a própria pessoa por gerenciar sozinha um controle financeiro pessoal com direcionamentos genéricos”, explica Bruno Moura, diretor de negócios da klavi.

Com a tecnologia, é possível poupar em 1 ano, considerando um perfil de renda média, mais de R$1.000,00 automaticamente, somente com o arredondamento de centavos. Alinhado a outras formas de guardar automaticamente e o rendimento de cada aporte, os resultados conseguem ser significativamente maiores.

“O Open Finance abre portas para o surgimento de soluções acessíveis e personalizadas. A simplicidade da solução da Oinc, que funciona automaticamente, se encaixa na vida corrida de quem nem sempre tem tempo para cuidar de dinheiro. Queremos mostrar que existe um caminho para retomar o controle financeiro, sem complicações”, comenta o CEO da Oinc, Gabriel Duarte.

Com a parceria entre a klavi e a Oinc, os usuários já guardaram mais de R$500 mil somente em centavos desde julho de 2022. Para Bruno Moura, porta-voz da klavi, isso mostra que, embora o impacto individual de guardar alguns centavos a cada compra possa ser pequeno, ele não pode ter seu valor subestimado quando feito de forma recorrente.

“Uma vez que a pessoa entende o impacto de uma melhor educação financeira, aplicado em seu próprio contexto, é onde existe o potencial de crescimento. Aquilo, que era chato e trabalhoso, agora tem um sentido novo”, comenta Moura. Hoje, as duas empresas contam com mais de 10 mil pessoas impactadas positivamente pela tecnologia, apenas colocando suas finanças no “piloto automático” e melhorando a relação com o dinheiro.

“Para nós, um dos momentos mais gratificantes é quando recebemos um feedback de algum de nossos usuários que nunca havia conseguido sequer juntar dinheiro antes, e agora está comprando algo que sempre desejou ou dando um passo importante em sua vida. Com o Open Finance, conseguimos acesso a um ambiente no qual os usuários têm a segurança e a conveniência de compartilhar seus dados e buscar serviços que façam sentido para eles”, finaliza Moura. – Fonte e mais informações: (https://www.klavi.ai/).