78 views 5 mins

O que levar em consideração na hora de tomar crédito

em Destaques
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, impactando fortemente a economia e a renda da população. E mesmo com a retomada gradual que vivemos após um ano e meio de isolamento social, os impactos ainda são bem visíveis e atingem diretamente o bolso do brasileiro. Exemplo disso, são os aumentos das contas de consumo, dos alimentos e da gasolina.

Por isso, para conseguir manter as contas em dia, tem sido necessário fazer mudanças na rotina para economizar ao máximo, mas em alguns casos, recorrer ao crédito é a solução. Entretanto, antes de fazer essa opção é necessário se informar a respeito do momento adequado e levar em consideração tudo o que diz respeito às taxas de juros, encargos e prazo de quitação.

Caso contrário, ao invés de ser uma solução, a tomada de crédito pode se tornar um problema. Para esclarecer algumas dúvidas, sobre a utilização de crédito consciente e o que deve-se levar a contar na hora de solcitar, o Jeitto – aplicativo que concede limite de crédito para pagamento de contas, serviços e compras online – preparou seis dicas. Confira:

1 – Faça um levantamento dos seus gastos mensais – Antes de pedir dinheiro para uma instituição financeira, faça o seu planejamento financeiro. Use uma planilha ou até o próprio bloco de notas para registrar todas as entradas e saídas. Assim você terá uma visão mais clara das suas contas fixas e dos gastos que podem ser eliminados ou diminuídos.

  1. Verifique a sua real necessidade – Em momentos de sufoco, muita gente solicita crédito para uma determinada finalidade, mas quando está com o dinheiro em mãos o desinteira, gasta com coisas desnecessárias e no fim, continua afundada em dívidas.

Então, após tomar conhecimento de toda a sua movimentação financeira é preciso equilibrar as contas e identificar o valor que você realmente precisa solicitar. Também é extremamente importante manter a mente focada e utilizar o crédito adquirido para o propósito, para qual, ele foi solicitado.

3- Se informe- Para evitar pegar o valor inadequado se informe bem a respeito das linhas de crédito disponíveis para a sua necessidade. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será na hora de negociar as condições, custos e prazos limites. Lembrando que isso varia de uma instituição para outra.

4- Não comprometa mais do que 30% da sua renda – Na hora de solicitar crédito, leve em consideração o seu salário/receita mensal, assim como os seus gastos e as parcelas que você irá pagar para quitar o valor do crédito solicitado. Visando a sua saúde financeira, o valor total do crédito não deve ultrapassar 30% da sua renda mensal

5- Calcule as taxas – Além de calcular o valor a ser solicitado é imprescindível calcular também as taxas a serem pagas, fazer uma simulação junto a instituição bancária e se informar sobre o período de quitação. Quanto mais longo for esse período, maior será o juro pago ao final do contrato.

Antes de assumir um compromisso, é preciso levar em consideração suas entradas e saídas e ter o valor de prestação em mente. Depois disso, ainda vale se certificar de que ela se encaixa no seu orçamento.

6- Administre bem o seu crédito – Após a obtenção do crédito, reforce o controle dos seus gastos para que não perca as rédeas da situação e não volte ao estágio anterior, tendo que pedir um novo empréstimo para pagar o que você tomou primeiro.

Confira, registre e guarde todos os seus comprovantes de compras e o seu extrato bancário para evitar despesas desnecessárias e garantir que todas as parcelas do crédito que você adquiriu sejam pagas em dia. – Fonte e outras informações: (www.jeitto.com.br).