194 views 8 mins

O que impede o crescimento do marketing digital nas pequenas empresas

em Destaques
quarta-feira, 06 de julho de 2022

Laura Parra (*)

Gerar vendas pode ser um desafio para pequenas empresas, mas o marketing digital para e-commerce pode reduzir frustrações, melhorando a retenção de clientes por meio de comunicação consistente e processos automatizados. De acordo com Statista, as vendas de e-commerce mundialmente aumentaram 16,8%, o que significa que a concorrência no espaço online continuará crescendo.

Então, como você pode ser bem-sucedido e estratégico com o e-commerce? Cinco dicas vão ajudar as pequenas empresas a usar o marketing de comércio eletrônico para aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento da marca e se destacar entre os concorrentes. Mas primeiro, vamos começar com o básico: o que exatamente é o marketing digital para e-commerce?

Diferente de uma estratégia de marketing digital mais generalizada, o marketing digital para e-commerce envolve o ato de direcionar os clientes para sua loja virtual e incentivá-los a fazer uma compra em seu site. O marketing digital para e-commerce pode ser implementado de várias maneiras. Confira as estratégias mais eficientes para aumentar as vendas e deixar os clientes satisfeitos:

  • 1. Alavanque o e-mail marketing para aumentar as vendas – O e-mail marketing pode gerar até 30 vezes seu investimento inicial e rende US$ 44 de volta para cada US$ 1 gasto, tornando-se uma estratégia de marketing econômica. Os proprietários de pequenas empresas podem usar o e-mail marketing para impulsionar o crescimento de seus negócios de e-commerce.

Por exemplo, uma empresa pode segmentar sua lista de contatos com base em determinados atributos, como localização ou último e-mail aberto, e usar esses atributos para personalizar o conteúdo enviado, incentivando o engajamento dos seus contatos. A criação de experiências personalizadas para cada assinante aumentará suas chances de converter leads, quando combinadas com mensagens reforçadas, branding e uma mensagem clara e consistente para o call to action.

  • 2. Crie conteúdo que construa a lealdade do cliente – De acordo com o Content Marketing Institute, 91% dos profissionais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo, definido como “uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar ação lucrativa do cliente”.

O marketing de conteúdo é importante para que o marketing digital para e-commerce seja bem-sucedido na captura da atenção do público, incentivando-o a fazer uma compra. Ao fornecer aos clientes conteúdo relevante e consistente, você pode construir uma relação de confiança e lealdade. O sucesso geralmente decorre do brainstorming de ideias, da criação de publicações na mídia e da obtenção de feedback do seu público.

Criar mais conteúdo aumentará a comunicação com seus clientes e estabelecerá relacionamentos de longo prazo com eles. É indicado examinar os desempenhos de campanhas anteriores para determinar qual conteúdo teve repercussão e o que não teve, e usar essas descobertas para ajustar sua estratégia.

A maioria dos consumidores limita suas pesquisas on-line aos resultados da primeira página dos motores de busca. Portanto, expandir e fortalecer sua estratégia de marketing de conteúdo e SEO beneficiará seu posicionamento. Aparecer na primeira página é muito importante para ficar à frente de clientes novos e existentes.

  • 3. Use a automação de marketing para reduzir carrinhos abandonados – Você sabia que aproximadamente 75% dos clientes abandonam o carrinho de compras sem concluir uma compra? As pessoas podem deixar seus carrinhos de compras porque não estavam prontas para comprar o produto ou estavam distraídas enquanto navegavam online.

Para lembrar os clientes sobre os itens deixados no carrinho, as pequenas empresas podem enviar e-mails direcionados aos clientes usando a automação de marketing. O envio de e-mails direcionados pode incentivar os clientes a retornar ao seu site e fazer uma compra.

Para empresas de comércio eletrônico no Shopify, uma solução de notificação push, como PushOwl ou OneSignal, seria um excelente complemento para sua caixa de ferramentas, pois permitiria que tarefas simples fossem executadas com apenas alguns cliques. Esse lembrete simples ajudará você a manter o engajamento dos seus clientes e aumentar o volume de vendas.

  • 4. Venda mais seus produtos – Quase 60% dos profissionais de marketing usam automação de marketing para aumentar as vendas. É essencial que as pequenas empresas aproveitem essa tática para escalar seus negócios. As empresas podem analisar as compras realizadas pelo cliente e enviar um e-mail oferecendo produtos nos quais “podem estar interessados”, com base em seus hábitos de consumo.

A Amazon faz isso muito bem a o ter duas seções de cross selling: uma quando um visitante do site clica em um produto, e automaticamente aparece uma lista de “comprados juntos com frequência”, que destaca esse produto ao lado de outros relacionados; outra em “Você também pode gostar”, onde estão produtos semelhantes àquele que a pessoa está vendo.

Embora a Amazon tenha uma variedade de produtos e serviços, uma pequena empresa pode se beneficiar desse método direcionando os clientes para suas outras ofertas. Tente apresentar menos opções para evitar sobrecarregar o cliente e, também, incluir itens sazonais ou de disponibilidade restrita para aumentar as vendas de produtos e criar uma sensação de exclusividade.

  • 5. Use o chat ao vivo para comunicações diretas e personalizadas – Em comparação com empresas maiores, as pequenas empresas oferecem experiências mais personalizadas aos clientes. Para manter essa autenticidade e essas interações amigáveis, as pequenas empresas podem integrar aplicativos de mensagens individuais, como Chatra e Intercom.

Um recurso de “chat ao vivo” pode permitir que pequenas empresas respondam às perguntas dos clientes de forma mais rápida e direta. Quase 80% dos consumidores preferem o bate-papo ao vivo porque suas perguntas podem ser respondidas de maneira direta e em um ritmo mais rápido.

O que o mercado espera? O marketing de e-commerce não precisa ser complicado, mas é essencial para o seu negócio crescer. Estratégias relacionadas a e-mail marketing, criação de conteúdo, automação de marketing, up selling, cross selling e chats ao vivo são excelentes maneiras de impulsionar o envolvimento da comunidade e solidificar sua presença no mercado online.

(*) – É Brand Manager da Sendinblue para o Brasil (https://pt.sendinblue.com/).