Marina Nascimbem Bechtejew Richter, advogada e sócia do escritório NB Advogados, aponta o que é importante permear a relação entre franqueador e franqueado a fim de evitar eventuais conflitos
A relação entre franqueador e seus franqueados é influenciada por muitos fatores. A satisfação, quase sempre, passa pela lucratividade. Se a situação da unidade não for boa, dependendo da avaliação sobre o que causou essa eventual crise, algo pode respingar na franqueadora. E quando tudo corre bem, é grande a chance de que a relação flua sem problemas.
Na visão de Marina Nascimbem Bechtejew Richter, advogada e sócia do escritório NB Advogados, independentemente da performance da loja, a franqueadora ter e manter uma relação saudável com seus franqueados é importante em toda rede. “Alguns quesitos são muito importantes para atingir esse objetivo”, reforça Marina, que lista, abaixo, os tópicos que merecem atenção.
• Cumprir a lei que rege o sistema de franquias (Lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019), com a entrega da Circular de Oferta de Franquia com a devida antecedência legal, é indispensável. Isso já mostra a transparência do franqueador e as “regras do jogo” desde o começo, antes mesmo de ter um documento assinado ou algum pagamento.
• Não permita que a franquia inicie suas atividades sem ter o contrato de franquia assinado. Há casos em que o franqueado não assina de início achando que, caso algo não saia como esperado, a desvinculação se torna mais fácil ou não terá obrigações a cumprir. Muitas jurisprudências mostram que um contrato de franquia, ainda que não assinado, é válido caso as partes tenham adotado um comportamento que demonstre a aceitação do negócio. Mas ainda assim, é bom evitar esse tipo de problema.
• Invista na relação: normalmente, os casos que viram conflito não surgem do dia para a noite. É comum que o franqueado dê sinais de sua insatisfação – e, muitas vezes, não é difícil sanar as dificuldades quando elas são identificadas no início. Muitas vezes é algo que pode ser resolvido em uma reunião entre partes, ou ainda, com sugestões apresentadas pela franqueadora.
• Ainda que não seja uma obrigação, tente oferecer tudo o que puder colaborar para o sucesso de seu franqueado: treinamentos, e-mails, telefonemas, mensagens com sugestões ou orientações, consultorias, orientações variadas e ofereça canais de atendimento, ainda que de forma remota (o que tem sido cada mais usual pelas redes, aumentando ainda mais a frequência de treinamentos). Ele precisa saber que o sucesso da sua franquia depende dele e da importância de seguir as regras definidas para a rede.
• Tente se comunicar de forma clara e ágil: tente não demorar para sanar dúvidas ou compartilhar informações importantes, ainda que não seja uma obrigação e sabendo que há casos e casos, afinal, toda resposta e o tempo necessário para o seu envio depende do conteúdo do que foi questionado, dentre outros fatores. Isso evita mal entendidos e a disseminação entre os franqueados de conteúdos interpretados de forma equivocada.
• Identificou algum problema? Procure resolver de maneira rápida, porém assertiva.
• Invista no diálogo: numa rede de franquia, a negociação é a melhor ferramenta quando surge alguma questão que precisa ser resolvida. Além disso, a negociação é algo que sai mais barato e é muito mais célere.