As perspectivas da economia mostram que os desafios da informalidade vão continuar crescendo, reforçando a importância da busca por alternativas que ajudem o trabalhador a gerar sucesso no seu empreendimento.
A gestão de qualquer negócio, mesmo que de pequeno porte, pode ser algo que dificulta o crescimento do empreendedor, mas que pode ser facilmente resolvida com tecnologias que organizem o dia a dia e o olhar financeiro e administrativo das transações realizadas, oferecendo soluções práticas e com bom custo-benefício para melhorar o negócio e atrair mais clientes.
Para João Pompeo, fundador e CEO da Eyemobile, empresa de soluções tecnológicas para micro e pequenos empreendedores, a dica mais importante para esse setor é saber que existem soluções prontas e acessíveis que podem ajudar a superar essas barreiras.
“Dentro das soluções tecnológicas que podem ajudar o trabalhador informal, o modelo Sistema PDV é uma tecnologia que permite vender produtos e serviços a partir de um app instalado em máquinas de cartão, o que permite registrar e pagar pedidos sem precisar de gastos e espaço com caixa físico, por exemplo.
Além da emissão de documento fiscal e acompanhamento de pedidos em tempo real, esse modelo também auxilia o empreendedor com a redução de filas, atendimento direto na maquininha e promoções personalizadas a partir do perfil de cada cliente cadastrado”, comenta João.
Esse grupo inclui, por exemplo, a família que prepara brownies em casa e comercializa nas ruas, o vendedor de balas no transporte coletivo, o entregador que opera por meio de aplicativos, o dono de bar e mercearias, entre outras atividades.
Por dentro de como é essa realidade e em busca de maior praticidade na rotina do salão, a hair stylist Maisa Rodrigues, fundadora do ‘Espaço Maisa Rodrigues’, em Diadema, na zona sudeste de São Paulo, optou por soluções tecnológicas para alavancar as vendas do negócio.
“Faz 22 anos que trabalho nessa área e quando decidi abrir o meu negócio próprio senti a necessidade de um sistema acessível que pudesse ser manuseado com facilidade e entregasse maior comodidade para minhas clientes”, comenta Maisa.
Para a empreendedora, a busca por soluções de vendas e ferramentas de gestão integrada foi capaz de otimizar todo o processo de atendimento e vendas no salão.
“Ao oferecer o sistema PDV, vejo que agora consigo ter maior agilidade no processo de vendas; e com o Painel de Gestão, posso monitorar itens vendidos minuto a minuto, além de analisar relatórios do índice de produtos mais comprados no salão. Ficou ainda mais prático e eficiente o fechamento de caixa mensal”, conclui a empreendedora.
Diante desse crescimento no mercado informal, é natural que a concorrência no setor aumente, ao mesmo tempo em que a tendência de um olhar mais atencioso para a experiência do consumidor crie exigências para quem trabalha com qualquer formato de atendimento ao público.
Em negócios que envolvem vendas, por exemplo, soluções de pagamento, frente de caixa móvel e gestão integrada são capazes de otimizar todo o processo de contato com os consumidores e organização das transações. “A retomada econômica ainda não é uma realidade para o mercado informal. Por isso, a tecnologia é a principal aliada para esses empreendedores, independentemente do porte ou área de atuação.
Contar com um sistema que facilite na hora de cobrar os clientes e evitar a contratação de muitos serviços para finalizar a compra pode ser o caminho para atender, produzir e entregar o melhor produto ao consumidor, atraindo mais clientes e assim evoluindo no empreendimento”, conclui Cruz. – Fonte e outras informações, acesse (https://pages.eyemobile.com.br/).