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Mulheres em tech: habilidades necessárias para trabalhar na área de QA

em Destaques
quarta-feira, 08 de março de 2023

O setor de tecnologia da informação (TI) é extremamente vasto e dinâmico e oferece diversas oportunidades para profissionais de diferentes perfis e habilidades. No entanto, embora as mulheres sejam altamente capacitadas e constituam o maior público com graduação, elas representam apenas 25% dos profissionais do setor de TI no Brasil.

Mas apesar do setor ainda ser predominantemente masculino, a presença feminina tem se mostrado cada vez mais forte e influente. Para as mulheres que desejam conquistar uma oportunidade em tecnologia, a área de Quality Assurance (QA) – conhecida também como garantia da qualidade em português, tem se tornado uma das mais promissoras do mercado.

Isso porque com cultura da qualidade e experiência cada vez mais valorizadas, as empresas consideram a área como parte fundamental em todas as etapas para entrega do melhor produto possível para o consumidor final.

Um dos papéis dos profissionais de QA é identificar e registrar “bugs” em um software, o que permite que a empresa responsável pelo seu desenvolvimento possa aprimorá-lo e entregar um produto com qualidade.

“As mulheres têm um papel importante a desempenhar no setor de tecnologia da informação, especialmente em posições de QA. Com as habilidades certas, uma profissional de QA pode conquistar posições de destaque em empresas de tecnologia e contribuir para o sucesso e a inovação da empresa”, afirma Sabrina Tonom, QA Manager na Anggle, empresa do Grupo JBQ.Global.

A profissional destaca algumas características que a candidata precisa para concorrer a uma oportunidade na área. Confira:

  1. Conhecimento de linguagens de programação: profissionais de QA geralmente trabalham em projetos de software, portanto, é importante ter um conhecimento sólido de uma ou mais linguagens de programação, como Java, Python ou Ruby.
  2. Atenção aos detalhes: sempre estar atenta às regras de negócio e apoiar o analista de negócio no entendimento das demandas.
  3. Conhecimento de metodologias de teste: conhecer as principais metodologias de teste de software, como testes de integração, testes de regressão, testes funcionais, entre outros.
  4. Habilidade para identificar e relatar bugs: ser capaz de identificar e relatar bugs de forma clara e precisa para que possam ser corrigidos pelos desenvolvedores, além de relatar com precisão o progresso e o resultado dos testes.
  5. Habilidade para trabalhar em equipe: a equipe de QA geralmente trabalha em conjunto com desenvolvedores, gerentes de projetos e outros profissionais de TI. Portanto, é importante ter facilidade de comunicação e colaboração para trabalhar em equipe.
  6. Organização: ser organizada é um requisito indispensável para o sucesso na área. As profissionais devem ter habilidades de planejamento e organização para gerir efetivamente o próprio trabalho e alcançar êxito na carreira.
  7. Facilidade de adaptação: a indústria de TI está em constante mudança.

Profissionais de QA precisam estar dispostos a aprender novas habilidades e tecnologias rapidamente para se manterem atualizadas.

“Adicionalmente, existem diversas certificações em QA disponíveis no mercado. Estas certificações são uma maneira eficiente de demonstrar conhecimento e habilidades aos potenciais empregadores.

É comum que muitas empresas valorizem profissionais com certificações relevantes, o que pode resultar em oportunidades de carreira mais promissora e salários mais elevados”, complementa Sabrina Tonom. – Fonte e mais informações: (www.jbq.global).