135 views 7 mins

Marketing: saiba mais sobre a área de atuação e o perfil profissional

em Destaques
quarta-feira, 20 de julho de 2022

Ele é considerado um setor estratégico para o sucesso de um negócio ou de uma instituição. Trata-se do Marketing, através do qual cada empresa busca conhecer o público para o qual destinará seu produto ou serviço, bem como sua concorrência, e assim pretende ter meios para se diferenciar e se destacar no mercado, bem como aumentar as vendas e a lucratividade.

Amplo e dinâmico, ele diz respeito às relações de troca, buscando satisfazer desejos, necessidades e vontades do consumidor. A área envolve instrumentos como a comunicação, distribuição, pesquisas de mercado, entre outras ações que buscam compreender os interesses do consumidor.

Por abarcar tais funções e tamanha responsabilidade, o profissional de Marketing tem cada vez mais ganhado espaço no mercado de trabalho e uma grande relevância dentro das organizações.

“Ressalta-se assim que este profissional é aquele que trabalha com estratégias de comunicação (interna e externa) e vendas em uma organização”, destaca o professor Luis Claudio dos Santos Bastos Júnior, do curso de Administração da Faculdade São Luís de França (FSLF). A profissão é promissora, trazendo consigo muitas oportunidades e desafios para aquele que decidir seguir esse caminho na carreira.

Para desenvolver essa função, o profissional precisa ter algumas habilidades, tais como comunicação: um bom profissional sabe estabelecer boa relação comunicativa da marca com o público externo e público interno. Saber trabalhar em equipe: a área de marketing é muito versátil, o profissional vai ter que saber lidar com uma equipe multidisciplinar, além de ser um profissional inovador e criativo.

“O profissional precisa desenvolver essa habilidade, pois ela vai fazer o diferencial na criação de conteúdo e materiais de qualidade para cativar o consumidor. Outro ponto de destaque é a Gestão, faz parte de todo o processo planejar, definir KPIs, metas e saber analisar os resultados por meio das ferramentas que apoiam os profissionais de marketing. Atualmente, um diferencial no perfil do profissional de marketing é saber captar e analisar dados de diversas bases de dados”, ressalta Bastos.

Do foco no produto ao privilégio dado ao consumidor, o marketing evoluiu com a sociedade e ampliou horizontes, carregando toda a sua amplitude para refletir as questões ambientais e o excesso de consumo, considerando a produtividade consciente. Não é nenhuma novidade nas corporações, ou mesmo pequenas empresas, que reconhecem sua importância para crescer economicamente.

Atualmente, o chamado marketing 4.0, que continua mirando no ser humano e suas relações, passa a considerar também as interações em ambientes digitais, onde estão as principais tendências do setor, e igualmente fora dele. O marketing teve uma mudança significativa nos últimos 10 anos.

A comunicação ficou mais fluida e digital. Aliás, digital é a palavra do momento. Atualmente, a necessidade em evidenciar serviços, marcas e produtos fez com que empresas passassem a investir em setores e profissionais especializados em estratégias de marketing na internet.

Dessa forma, esse profissional ganhou um grande destaque no mercado. E cada vez mais importante para todas as organizações, independente do core business, desenvolver o marketing é essencial. Para se manter competitiva, a maioria das empresas lança mão de um Plano de Marketing, instrumento estratégico para se diferenciar aos olhos do seu público-alvo.

Fazem parte desse plano a utilização de ferramentas como a comunicação publicitária e a propaganda, pesquisa de mercado, entre outras ferramentas que vão colaborar para alcançar metas e objetivos a longo prazo. Grande parte das empresas geralmente conta com um departamento de Marketing em seu organograma. Nele atua uma equipe multiprofissional, tendo um publicitário sempre presente.

Também pode contar com jornalista, administrador, gestor de Marketing entre outros, que atuam para alinhar o comportamento corporativo com os desejos da sociedade.

Para Luís Cláudio, o marketing ganha ainda mais áreas de contato e relevância com a transformação digital, o que faz do marketing digital uma das profissões que mais vem gerando empregos, principalmente em áreas como gestão de e-commerce, produção de conteúdo, analista de marketing digital e gestão de tráfego pago.

Sua função é muito importante, tanto para o posicionamento de uma marca no mercado, quanto para quaisquer tipos de comunicação e para o retorno financeiro que se espera no negócio.

Para acompanhar a importância e a relevância desta carreira, o profissional que atua no marketing deve investir constantemente em qualificação profissional, principalmente em cursos superiores dedicados a área, como Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Administração, Relações Públicas e outras correlatas.

“É fundamental para o profissional de marketing uma formação de nível superior, pois é na graduação que o mesmo vai ter uma base de conhecimentos essenciais para sua carreira. Logicamente, como uma área das ciências sociais aplicadas, a mudança é constante, por isso a formação continuada é prioridade para esse profissional. Ou seja, uma ou várias especializações, além de treinamentos e cursos adicionais”, orienta o professor. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.fslf.edu.br/)