A pandemia mudou completamente a forma como vivemos e já nos acostumamos com o chamado ‘novo normal’. Para quem já trabalhava por conta ou se viu forçado a começar um business próprio para driblar o desemprego, apostar no marketing é uma saída para manter o negócio vivo e vender mais. Mas esqueça aquelas campanhas super caras, a ao³, empresa de gestão na nuvem, listou três dicas para empreendedores aplicarem desde já, sem gastar nada.
. Entenda a necessidade do seu cliente – É importante evoluir o seu negócio a partir do que o seus clientes precisam e não das necessidades que você imagina. Na pandemia, quem tem isso claro, está vendendo mais. Por exemplo, os restaurantes correram para adaptar as atividades ao delivery, mas não adianta apenas entregar o almoço, muitas vezes o consumidor é uma família com filhos que não tem tempo para cozinhar, inclusive no final de semana.
Ou seja, vai ser mais certeiro você incluir comida congelada no cardápio e na sexta-feira levar além do almoço, o prato para o sábado e domingo, do que criar mais uma opção de salada. Mas como saber o que ele precisa? Estando próximo! Dá olhada na próxima dica.
. Aproxime-se do seu público – Mesmo distante fisicamente, esse momento exige que você esteja ainda mais perto do seu cliente. E não precisa comprar um CRM ou contratar um profissional para isso. Seja você o profissional de relacionamento da sua empresa. Crie formas para conversar mais com quem compra da sua marca e aproveite todos os momentos de interação para entender quais são as necessidades do seu público.
Ter essa relação mais próxima possibilita expandir a sua oferta com o consumidor e ao mesmo tempo entender o que ele precisa. O que isso significa? Voltando ao restaurante, pelo Whatsapp o dono notou que 40% dos clientes fazem pedidos para mais de duas pessoas e sempre incluem pratos para crianças. Pensando nisso, vale mesmo a pena criar aquela nova salada que mencionamos ou apostar cardápio de congelados segue sendo uma boa estratégia?
. Aposte na sua rede de contatos – O marketing de recomendação, o famoso boca a boca, é uma ferramenta poderosíssima para aumentar as vendas. Diversas pesquisas indicam que o consumidor valoriza a opinião dos amigos, familiares e de outras pessoas na hora de comprar um produtos e/ou serviço. Para quem está começando, uma boa estratégia para conquistar clientes promotores da sua marca é acionar a sua rede de contatos.
Lembra do restaurante? Para melhorar a sua pontuação em um aplicativo de entregas, o dono enviou uma prato especial para os 20 amigos mais próximos. Como contrapartida, ele pediu para que eles avaliassem o local no app. Depois disso, o seu amigo João, que amou o mimo, recomendou o restaurante para seu vizinho, esse por sua vez adorou a comida e resolveu indicar no grupo do condomínio.
Pronto! Começou um clico de indicações que convertem em vendas. Ah ele também criou uma promoção – deu de brinde uma caixa de brigadeiros especiais – para quem indica um amigo. Sem gastar praticamente nada, foi possível gerar mais vendas e ainda ganhar melhorar a reputação.
“O empreendedor está vivendo um momento desafiador, mas mesmo quem tem um pequeno negócio ou trabalha por conta pode colocar em prática ações de marketing simples para aumentar as vendas. É possível fazer mais com menos, porém exige olhar de verdade para o cliente e pensar nas suas necessidades”, afirma Osvaldo Meneghel, diretor de marketing da ao³.
Fonte e mais informações: (www.ao3.io).