Por que limitar a comunicação de uma marca apenas em nível regional, quando uma promoção local pode direcionar a uma melhor referência de cada ponto de venda, considerando seu estoque e os hábitos dos clientes locais.
Uma das principais razões para considerar as ações locais é porque os hábitos de consumo diferem de região para região, dependendo do clima, das tendências e muitos outros fatores. É por isso que ter uma estratégia local de empresas e marcas é tão importante quanto uma outra a nível global.
- Fortalecer a estratégia local em harmonia com os objetivos gerais – De forma geral, a experiência de compra do consumidor deve ser semelhante entre os diferentes pontos de venda. Isso contribui para ter uma estratégia de marketing global ajustada, e a longo prazo, além de manter a consistência na comunicação, também dá confiança e segurança ao cliente.
No entanto, a sutileza do marketing local também desempenha um papel importante dentro da estratégia, permitindo uma personalização necessária para gerar o DNA local (informações práticas, especificações de acordo com a área…).
O local é, e sempre será, mais atrativo do que geral. Por um lado, os consumidores dão mais credibilidade às informações em nível local e, por outro, o impacto das mensagens é muito maior, pois o consumidor se sente mais involucrado quando é uma questão de proximidade.
Diante dos consumidores atuais e da nova customer journey, é essencial que os pontos de venda de uma rede mantenham sua visibilidade e comunicação local, e não dependam apenas da estratégia regional da empresa.
A escala local permite personalizar ao máximo a estratégia de comunicação e o relacionamento com os clientes, adaptando as operações de acordo com eventos locais, costumes, clima… Resumindo, a presença local permite que você tenha um melhor conhecimento dos clientes e, portanto, seja mais relevante em suas campanhas para responder às expectativas dos consumidores.
A estratégia local deve fazer parte dos planos de forma sistemática e complementar a estratégia nacional. De acordo com Miguel Rojo, Country Manager da Tiendeo, é uma exigência que marcas e varejistas devem implementar para o sucesso de seus negócios:
“A chave é ter cuidado para que as estratégias globais sejam reforçadas localmente – tanto offline quanto online – dependendo dos objetivos estabelecidos (notoriedade, marca, promoção ou tráfego para as lojas)”.
- Consistência em cada ponto de contato para não perder credibilidade – Os clientes estão se movendo perfeitamente entre a mídia online e o mundo offline, escolhendo as lojas físicas que podem fazer essas transições da forma mais suave possível.
De acordo com um estudo recente do Google, 78% das pesquisas locais levam a uma compra, e é por isso que, assim que o consumidor inicia a pesquisa online, você tem que oferecer a alternativa mais próxima e o máximo de informações possíveis sobre o produto que ele está procurando, aumentando a probabilidade que vá à loja que atende às expectativas dele.
Em uma estratégia local é muito importante manter atualizados as informações básicas como o nome do negócio, o endereço e o número de telefone de todos os locais físicos em todo o ecossistema digital, por que, segundo a gigante tecnológica, após fazer uma pesquisa, o 88% dos consumidores ligam ou visitam a loja, e se as informações fornecidas online forem incorretas, uma marca pode perder a confiança de 61% de seus clientes.
Com a aceleração da digitalização, gerenciar esse fluxo de informações digitais tornou-se uma necessidade para os varejistas, por isso Rojo conclui:
“O papel crítico que a precisão e a profundidade das informações fornecidas pelos pontos de contato desempenham dentro da jornada do cliente, é mais uma evidência de que, seja online ou na loja física, os consumidores exigem consistência e precisão durante todo o processo de compra”. – Fonte e mais informações: (https://www.tiendeo.com.br/).