Ari Liskjack (*)
A Inteligência Artificial (IA) é a simulação da inteligência humana por máquinas. É provavelmente a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em filmes de ficção científica como Exterminador do Futuro. O que você provavelmente não percebeu é que esse entusiasmo está fundamentado na realidade: vivemos em um mundo cada vez mais conectado e inteligente.
Hoje, você pode construir um avião, investir em ações e até conectar seu CRM à sua caixa de entrada para priorizar os e-mails mais importantes. E os números falam por si: de acordo com o SEM Rush, a taxa de crescimento anual projetada da IA entre 2020 e 2027 é de 33,2%. Seu uso no marketing não fica muito atrás. A IA utiliza sua tecnologia para coletar dados e informações necessárias para tomar decisões automatizadas. Como?
Por meio do uso de análises de big data, aprendizado de máquina e outros processos para obter informações sobre o público-alvo. É assim que, com a IA, o departamento de Marketing pode entender melhor o comportamento de seus consumidores e, assim, construir estratégias que maximizem o retorno do investimento (ROI). Mercado Livre, Amazon e Spotify são apenas algumas das empresas que mais se beneficiaram com seu uso.
Confira seis exemplos de como a IA está mudando o mundo do marketing:
- – Chatbot – São aplicativos que permitem simular uma conversa com uma pessoa real, fornecendo respostas automáticas às suas dúvidas ou perguntas mais comuns. As empresas começaram a usá-los como uma forma alternativa de gerenciar o atendimento ao cliente, facilitando a comunicação em toda a jornada do cliente, principalmente nas áreas de suporte
- – Pesquisa por voz – O recurso permite buscas realizadas pela voz humana em sistemas que possam entendê-la. Seu uso se expandiu de acordo com o desenvolvimento dos dispositivos móveis e funciona como uma alternativa às buscas escritas.
O avanço da tecnologia neste setor resultou na introdução de vários assistentes de busca, como Cortana e Siri. Esses assistentes podem processar e compreender a linguagem natural do usuário e interagir com ela graças à IA.
- – Reconhecimento de imagem – Um processo realizado por software que reconhece imagens de algoritmos matemáticos complexos. A IA é capaz de identificar, analisar e comparar as matrizes de bits que compõem uma imagem digital, a fim de realizar alguma ação com base nas informações obtidas.
- – Criando conteúdo – Criar conteúdo de alta qualidade é muito mais desafiador! No entanto, a IA permite que os mecanismos produzam conteúdo personalizado, atraente e otimizado para conversão, proporcionando aos usuários experiências únicas. Isso se deve ao fato de que a IA é capaz de aprender as preferências de nossos principais públicos e gerar material com base em seus interesses.
- – Publicidade programática – Use uma maneira mais inteligente de anunciar online. Os anunciantes pagam para que seus anúncios sejam exibidos apenas para seu público-alvo, permitindo que marcas e consumidores se conectem na hora, no lugar e da maneira certa, detectando assim que determinada pessoa tem interesse real em receber determinado anúncio.
É assim que a publicidade programática está crescendo muito rapidamente na mídia, e tudo indica que essa tendência continuará aumentando.
- – Analytics e programação orientada a dados – A IA é usada na análise e medição dos resultados. Isso é absolutamente necessário para garantir o sucesso de qualquer estratégia, pois a IA realiza rastreamento em tempo real com informações contrastantes para a tomada de decisão local, auxiliando na resolução de problemas e propondo mudanças na estratégia para melhor se adequar ao usuário.
Como os setores Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) podem se beneficiar da IA? – A incorporação da IA no campo B2C tem ocorrido de forma mais rápida e natural do que no mundo B2B, que vem mudando nos últimos tempos.
Isso se deve principalmente à sua capacidade de processar enormes quantidades de dados que são muito úteis para melhorar a jornada do cliente, geração de leads, personalização de mensagens e oferta de produtos e serviços em tempo real, para citar alguns.
Essa habilidade, que nada mais é do que Big Data, tem sido a base de inúmeras empresas e seus planos individuais de Marketing Digital para empresas de ambos os setores.
(*) – É CEO ISource Marketing (https://isource.agency/).