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Maioria das organizações sofre com a qualidade de dados para uso em IA

em Destaques
terça-feira, 02 de julho de 2024

A F5, provedora de soluções de segurança cibernética, anunciou um novo relatório com foco em como as organizações estão usando Inteligência Artificial (IA). O ‘2024 State of Artificial Intelligence Application Strategy Report’ foi baseado em entrevistas com 700 líderes de tecnologia de todo o mundo, incluindo 25 do Brasil.

O estudo revela que, embora 75% das empresas estejam implementando IA, 72% relatam problemas significantes em relação à qualidade de dados e, por consequência, uma incapacidade para escalar práticas de dados. “A IA é uma força disruptiva, que capacita as empresas a criar experiências digitais inovadoras e singulares. É importante considerar, no entanto, que as questões práticas da implementação de IA são muito complexas.

Sem uma abordagem adequada e segura, o uso de IA pode ampliar significantemente a postura de risco de uma organização”, disse Kunal Anand, Vice-Presidente Executivo e CTO da F5. “O nosso relatório destaca uma tendência preocupante: em sua ânsia por utilizar IA, muitas empresas desconsideram a necessidade de uma base sólida. Esse descuido não só diminui a eficácia de suas soluções de IA, mas também expõe as empresas a um grande número de ameaças à segurança”.

À medida que as empresas constroem um novo stack para suportar a crescente gama de serviços digitais movidos por IA, novos desafios surgem nas camadas de infraestrutura, dados, modelo, serviços de aplicação e aplicações, que precisam ser superados para uma adoção escalável generalizada.

. A promessa e a realidade da IA generativa – As organizações estão entusiásticas acerca das perspectivas dos impactos da IA generativa nos negócios. Os entrevistados a citaram como a mais empolgante tendência tecnológica de 2024. Entretanto, apenas 24% das organizações dizem haver implementado IA generativa em escala. Embora o uso de IA generativa esteja em ascensão, frequentemente os casos de uso mais comuns servem a funções menos estratégicas.

Os casos de uso mais citados como já implementados pelos entrevistados incluem copilotos e outras ferramentas de produtividade para funcionários (em uso por 40% dos entrevistados) e ferramentas de atendimento ao cliente, como chatbots (36%). As ferramentas para automação do fluxo de trabalho (36%) foram citadas como o caso de uso de IA de maior prioridade.

. Obstáculos ao crescimento da IA nas camadas de infraestrutura e de dados – Segundo os líderes empresariais, a maturidade dos dados é um desafio imediato:

  • 72% dos entrevistados citam a qualidade dos dados e uma incapacidade de ampliar práticas de dados como um dos principais obstáculos à ampliação da IA
  • 53% apontam a falta de habilidades (head count) com IA e dados como um grande impedimento
  • Embora 53% das empresas afirmem ter em operação uma estratégia de dados definida, mais de 77% das organizações entrevistadas dizem não ter uma fonte única de verdade para seus dados.

. Há dificuldades também na camada de infraestrutura:

  • 62% apontam o custo da computação como uma grande preocupação no crescimento da IA
  • 57% citam a segurança dos modelos como preocupação primária. Para resolver isto, os líderes empresariais esperam gastar 44% a mais em segurança ao longo dos próximos anos
  • Mais de metade dos entrevistados (55%) ressaltam sua preocupação com o desempenho em todos os aspectos do modelo IA .

. A segurança cibernética permanece uma grande preocupação e consideração – Segundo o estudo, a segurança cibernética é uma preocupação principal para aqueles encarregados de entregar serviços de IA. Fatores como ataques movidos por IA, privacidade de dados, vazamento de dados, e maior responsabilidade se classificam dentre as principais preocupações com segurança de IA.

Quando perguntados sobre como planejam defender-se contra essas ameaças, protegendo as implementações de IA, os entrevistados concentram-se em app services. Isso inclui segurança de APIs (Application Programming Interfaces), monitoramento e proteção contra DDoS e bots:

  • 42% afirmam estar usando ou planejando usar soluções de segurança para APIs para salvaguardar os dados que atravessam modelos de treinamento de IA
  • 41% usam ou planejam usar ferramentas de monitoramento para ter visibilidade sobre o uso de apps de IA
  • 39% usam ou planejam usar proteção contra DDoS para os modelos de IA
  • 38% usam ou planejam usar proteção contra bots para os modelos de IA
  • Fonte e mais informações: (https://www.f5.com/resources/reports/state-of-application-strategy-report).