Praticidade, funcionalidade, qualidade e sustentabilidade são valores que vêm sendo buscados há um tempo na moda e, com a pandemia, cresce ua demanda por roupas que ofereçam conforto, segurança e facilidade no dia a dia.
Com a proximidade do lançamento de sua primeira coleção do ano, neste mês de agosto, a Vicunha traz seu time de especialistas, o coordenador de moda Chico Gonzalez e a coolhunter Lorena Botti, para debater e compartilhar as tendências e soluções para esse cenário e antecipar as premissas do novo comportamento do consumidor.
Os hábitos de compra estão em constante evolução, e é importante atender aos anseios e demandas de um novo consumidor em um mundo em transformação. Lorena Botti comenta a busca pelo conforto “O cenário atual reforça um movimento que vimos surgir e crescer no início dos anos 2000, que é a macrotrend athleisure.
Com nome originado pela mescla das palavras “athletic” e “leisure”, esta tendência surge na virada do milênio (final dos anos 90, início dos 00´s) e representa uma resposta da moda à evolução de um lifestyle cada vez mais corrido e dinâmico daquela época” comenta.
“Ao longo desses 20 anos, o mundo tem visto grandes avanços tecnológicos que proporcionaram muitas inovações em tecido e modelagens, e que incentivaram essa aceleração. Neste cenário, as roupas para ‘servir’ e serem utilizadas em todo o dia e a toda a hora começaram a se tornar uma forte demanda e, o conforto, como algo primordial”, complementa a coolhunter da Vicunha.
Haverá uma necessidade e uma procura maior por roupas mais confortáveis. A tendência do trabalho em casa está cada vez mais forte e as pessoas vão precisar de peças práticas e, ao mesmo tempo, com informação de moda. “Ainda neste momento de isolamento social, para muitos, vemos que essa tendência do athleisure se aprofunda e ganha novos significados.
Estamos vivendo novos modelos de trabalho e consumo. Para muitas empresas e pessoas, a tecnologia está permitindo o trabalho remoto e outras possibilidades de aproveitar o aconchego do lar, porém demanda idas ao mercado, farmácia, etc” diz.
“O conforto é algo muito importante neste momento, seja por estar em casa ou pela necessidade de acolhimento, esta característica será cada vez mais presente em tecidos e shapes que unem esses dois momentos” sintetiza Lorena.
Para o coordenador de moda, Chico Gonzalez, nos últimos anos, o varejo está mais sensível e atento às novas necessidades do mercado: “estamos acompanhando um cuidado das marcas de fazer peças mais despretenciosas, leves e com propósito, buscando todo cuidado na escolha do tecido, shape, botão e até mesmo na linha utilizada naquela criação”, revela.
O modelo jegging é o melhor exemplo de como o conceito athleisure foi interpretado no jeans. “Geralmente, este tipo de peça é elaborada com tecidos que têm construção e conforto do moletom por dentro e o visual do denim por fora. Ela é um super coringa nos dias de hoje, pois permite versatilidade nas combinações”, ressalta Chico.
Seguindo as tendências de 2020, o especialista destaca a volta do vintage, do jeans 100% algodão com shape anos 80. “Os tecidos ideais para interpretar esse lifestyle atual são os que levam composição de 100% algodão. Eles dão esse ar estruturado e visual vintage que o mood pede. Já no #denimcoulour (sarja), vale apostar no minimalismo.
Tons neutros e terrosos e verdes suaves contribuem ainda mais para a sensação de conforto e aconchego. Em agosto, a Vicunha apresentará seu lançamento ao mercado, que trará fortes soluções para esse momento do consumidor”, sinaliza.
Antecipando algumas soluções de seu próximo lançamento, a Vicunha apresentou ao mercado a linha V.Tech Protective, composta por tecidos protetivos com propriedades antibacterianas, antivirais, antimicrobianas e repelentes.
A solução é pioneira no segmento jeanswear e chega ao mercado com o intuito de oferecer, além de atributos como conforto e praticidade, segurança e cuidado às pessoas, com bases ideais para peças funcionais e utilitárias em criações agênero e atemporais (Fonte: Press Pass).