157 views 2 mins

Janot chama Delcídio de ‘agente criminoso’

em Destaques
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O procurador-geral da República Rodrigo Janot chamou o senador Delcídio Amaral (PT/MS) de ‘agente criminoso’.

Em manifestação enviada ao STF, o chefe do Ministério Público Federal sustentou que Delcídio ‘se trata de agente que não mede as consequências de suas ações para atingir seus fins espúrios e ilícitos’. Os argumentos de Janot foram acolhidos no último dia 17 pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, que manteve de pé o decreto de prisão preventiva do senador.
Delcídio Amaral foi preso sob suspeita de tramar contra a Lava Jato. O senador planejou a fuga de Nestor Cerveró com medo da delação premiada que o ex-diretor da Petrobras estava para fechar com a Procuradoria. A manifestação de Rodrigo Janot foi dada nos autos do requerimento da defesa de Delcídio que pedia a revogação da prisão cautelar do senador. “Há se compreender que este tipo de agente criminoso, violando de forma grave as funções relevantíssimas que lhe foram confiadas pelo voto popular, não media esforços para atingir os fins ilícitos.”
Para o procurador-geral da República, em liberdade Delcídio continuará na linha do crime. “Certamente assim continuará, já deixou bem claro seu modo de atuação”. Janot alertou para a ‘ganância (de Delcídio) em ter recursos desviados dos cofres públicos para interesses exclusivamente privados’. O procurador apontou, ainda, para a ‘influência direta’ de Delcídio na Petrobras. “Os documentos apreendidos em seu poder comprovam que ele tinha ingerência nos quadros respectivos” (AE).