156 views 7 mins

Integração de dados: a arte do possível na tomada de decisões estratégicas

em Destaques
quarta-feira, 19 de julho de 2023

Cesar Ripari (*)

A integração de dados desempenha um papel crucial no mundo dos negócios por organizar e permitir uma visão abrangente e coerente das informações. Ao combinar e unificar conjuntos de dados provenientes de diversas fontes e com variados formatos, é possível tomar decisões com assertividade, identificar padrões e questões do negócio que muitas vezes passam despercebidos.

A unificação de dados provenientes de diversas bases incrementa o poder de análise e a produtividade por possibilitar uma visão abrangente e precisa do ambiente de negócios, além de ajudar no aprimoramento da experiência dos clientes com um atendimento personalizado e em conformidade com suas expectativas.

Garantir que os dados estejam acessíveis, corretos e principalmente governados é fundamental para o sucesso e o crescimento dos negócios. A tarefa parece fácil, mas, diante do volume gerado simultaneamente por diferentes setores das empresas, coletar dados e integrá-los com precisão é uma tarefa extremamente complexa, que demanda o uso de modernas tecnologias para automatizar o trabalho. Gerar insights em tempo real possibilita uma visão atualizada e precisa das operações, assim como ajuda no planejamento e na análise sobre tendências e demandas, fundamentais para a obtenção da excelência nos negócios.

Além da coleta em tempo real, é igualmente importante fazer as transformações necessárias dos dados dentro de um curto intervalo de tempo. O processo de transformação envolve uma série de pontos importantes, entre eles, a correta extração dos dados, limpeza, padronização, normalização e identificação de variáveis, em uma grande organização de informações capaz de torná-las prontas para a tomada de decisão, a qualquer tempo. Essa etapa é crucial para garantir que os dados brutos sejam convertidos em informações de valor para os negócios.

Uma vez coletados e tratados, dados podem ser transformados em insights acessíveis a todas as camadas de decisão, conforme as definições de cada empresa. A criação de um catálogo de dados permite às equipes encontrá-los de forma fácil e precisa, garantindo um acesso seguro e centralizado para agilizar a análise e a tomada de decisão.

Nessa dinâmica, é imprescindível garantir a governança adequada para definir os níveis e a granularidade de acesso, mantendo a privacidade e a segurança necessárias para cumprir as regulamentações aplicáveis. Além disso, a qualidade dos dados deve ser assegurada para que haja precisão, confiabilidade e consistência. Dados incorretos podem levar a análises e conclusões equivocadas, resultando em decisões erradas ou ineficientes. A governança adequada envolve, ainda, a implementação de processos de controle de qualidade, verificação de integridade e validação. Isso garante a confiabilidade das informações utilizadas nas análises e decisões que exigem respostas imediatas e inteligentes em um mercado que vive um momento de constante mudança.

Não há dúvidas de que a agilidade na integração de dados gera fluidez para os negócios graças a um processo bem mapeado do começo ao fim. Além disso, eliminando duplicidades, incorreções, tarefas manuais propensas a erros que podem ser automatizadas e tendo a garantia de que o dado disponível é o mais atualizado, é possível garantir que os grandes repositórios (Data Lakes e Data Warehouses) estejam continuamente prontos para uso e análise. A visualização das informações por meio de modernas interfaces gráficas ajuda, e muito, a tomada de decisão – seja através da análise de equipes suportadas por Inteligência Artificial (AI) ou automatizadas por meio de regras de negócio previamente estabelecidas e configuradas. Com isso, até mesmo executivos não especializados em TI conseguem compreender como liberar todo o potencial dos dados, otimizar operações e habilitar suas equipes de negócios com o poder da decisão baseada neles.

Ao considerarmos a realidade das soluções em Nuvem cada vez mais presentes nas empresas, e com tecnologias em constante evolução, pode parecer um enorme desafio encontrar a solução certa. No entanto, já existem tecnologias modernas, comprovadas por clientes e institutos especializados como referências na gestão, integração de dados e analytics. Com a ajuda dessas plataformas, sejam on premises ou em Nuvem, é possível transformar dados em um ativo estratégico, disponível 24 horas por dia.

Ao examinar corretamente os dados, as empresas podem descobrir demandas não atendidas, novos nichos lucrativos de mercado, áreas de melhoria na eficiência operacional e oportunidades para obterem vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Além disso, clientes podem ser melhor analisados e contextualizados para receber atendimento especial. Investir na integração de dados é, portanto, uma estratégia indispensável para alcançar resultados eficientes e sustentáveis, que são fundamentais para sucesso nos negócios.

(*) É diretor de pré-vendas da QLIK para a América Latina.