Bruno Rezende (*)
A concorrência crescente nos mais diversos setor da economia vem impulsionando as empresas a se engajarem em estratégias alternativas para ficar entre os melhores players do mercado. Nesse sentido, a procura por ferramentas capazes de melhorar o desempenho das atividades e os resultados financeiros se tornou peça-chave para os negócios.
A bola da vez é a inteligência artificial, que, com todo seu potencial de transformação, evoca reflexões em toda a sociedade sobre como a tecnologia pode ser aliada ou inimiga da humanidade. Polêmicas à parte, o fato é que o avanço desses sistemas possibilitou uma democratização de recursos. Hoje, empreendimentos de diversos tipos e tamanhos podem aplicar projetos de inovação para se tornarem mais eficientes.
No segmento de logística, a tecnologia é um elemento fundamental. Desenvolvida para recriar a capacidade de raciocínio do ser humano, analisar dados e, a partir deles, tomar decisões mais acertadas, a IA reduz as possibilidades de erros nas tarefas da cadeia logística. Além disso, cria uma base mais qualificada para o planejamento das ações no dia a dia da empresa.
Por meio da capacidade de ler, interpretar informações e chegar à conclusão de quais processos são mais adequados, as plataformas de IA permitem criar operações escaláveis e padronizadas, conforme as metas e os objetivos definidos pelo gestor.
Essas aplicações conseguem influenciar na escolha das melhores rotas para o transporte; preparo das mercadorias para envio; escolha de alocação de cargas em armazém; conservação dos produtos nessa armazenagem; distribuição dos produtos no prazo previamente estabelecido; maior rapidez de entrega, entre outras vantagens.
Além da otimização das atividades-padrão, um bom projeto de IA ainda pode gerar modelos preditivos que ajudam no prognóstico de riscos, projeção de vendas e de possibilidades de expansão. Os algoritmos são capazes de pesquisar cenários abrangentes que podem repercutir nas entregas, como possíveis impactos da natureza, situação econômica da região e outras variáveis que estão em constante mudança.
Todas essas aplicações se convertem diretamente em redução de custos para a organização, aumento da eficiência operacional e, na ponta da cadeia, ampliam o potencial de prestação de um serviço de excelência, o que reflete no crescimento do nível de satisfação dos clientes.
Em tempos de globalização, em que a corrida pelo topo é cada vez mais acirrada, os detalhes podem ser decisivos na conquista de uma posição de destaque no mercado. Nesse processo, um trabalho logístico de excelência se torna fundamental para agregar valor à imagem da empresa, aumentar a lucratividade e fidelizar seu público.
(*) É CEO da 4intelligence.