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Infoxicação: como evitar excessos de informações na comunicação corporativa

em Destaques
quarta-feira, 24 de maio de 2023

Lana Wigand (*)

Pensando que os influenciadores internos, ou seja, os comunicadores das empresas, são curadores de conteúdo e responsáveis pelos comunicados que chegam até o colaborador, é importante parar e analisar a quantidade de avisos que são enviados por dia para os trabalhadores e, assim, evitar o excesso de informações, chamado de infoxicação. O que é infoxicação?

Criado pelo físico espanhol Alfons Cornella, em 1996, o termo infoxicação surgiu da junção das palavras informação e intoxicação, e é usado para definir o excesso de conteúdos que as pessoas recebem diariamente, sejam eles no âmbito profissional ou pessoal, mas não conseguem absorver, causando falta de atenção, estresse, ansiedade e doenças mentais. Há alguns dados que merecem atenção quando se trata sobre o tema:

  • Aumento de 195% no volume de buscas feita no Google (2013-2022);
  • 1041% horas a mais de conteúdo foram imputadas no YouTube (2013-2022);
  • 1933% de aumento no compartilhamento de imagens no Instagram (2013-2022);
  • Aumento de 347% do número de tweets compartilhados (2013-2022) – (Fonte: domo.com\Data Never Sleeps 2023)

Esses dados mostram o quanto as pessoas estão imersas em informação, sempre em busca de algo que prenda sua atenção, mesmo que por poucos segundos. E então, como se comunicar com o público interno sem infoxicar? O primeiro passo é, então, fazer alguns autoquestionamentos:

  • Como estamos estimulando a atenção do público interno?
  • Estamos contribuindo para a sobrecarga de informações que chegam até esses trabalhadores?

A verdade é que não existe uma receita de bolo. É preciso bom senso, empatia e, quando possível, se utilizar das ferramentas e tecnologia disponíveis para se comunicar de forma mais inteligente e eficiente. Pensando nisso, separamos 3 dicas que podem ajudá-lo a evitar a infoxicação na hora de enviar comunicados. Confira.

1- Usar a segmentação – Nem todos os colaboradores querem ou precisam receber todas as informações a serem comunicadas diariamente em uma empresa. É papel da Comunicação Interna identificar os públicos, segmentá-los e separar as comunicações conforme o que é relevante para cada um deles. Isso irá reduzir o número de comunicados enviados para todos e também as interrupções desnecessárias no trabalho.

Ao segmentar os envios, os colaboradores entenderão que as comunicações recebidas são relevantes, aumentando as taxas de abertura e consequentemente o engajamento. Na hora de segmentar vale tudo: separar por cargo, time, gênero, localização, se possui ou não filhos etc. Utilizar essa estratégia irá ajudar a tornar as comunicações cada vez mais precisas, estratégicas e eficazes.

2- Focar no objetivo e na objetividade – Antes de se comunicar, defina qual é o objetivo da sua comunicação. Informar, parabenizar, educar sobre algum assunto, convidar para uma ação etc. Definido o objetivo, chegou a hora de criar o comunicado e a palavra-chave aqui é objetividade. Escreva mensagens claras, diretas, cuidados com os erros ortográficos e evite textos mais longos que o necessário. Lembre-se de que a atenção do seu colaborador está sendo disputada com diversos outros estímulos. Seja assertivo ao passar sua mensagem.

3- Criar conteúdos relevantes – É importante buscar equilíbrio entre o que deseja comunicar e o que as pessoas precisam/querem saber. Comunicadores internos são curadores de conteúdo e responsáveis pelo que chega até os colaboradores.

O processo de escuta do público interno, por meio de pesquisas, é essencial para encontrar esse equilíbrio. Descubra as preferências em questão de conteúdo, o que é relevante de fato para cada público, os canais mais eficientes, horários, etc. Assim, é possível criar conteúdos cada vez mais relevantes e transparentes.

Pensando nas três dicas, as empresas vão ser capazes de direcionar melhor os conteúdos enviados, garantindo maior taxa de abertura dos materiais, maior engajamento dos colaboradores e menor infoxicação do público.

(*) – É CMO do Comunica.In (https://www.comunica.in/).